DestaqueGeralNoticiasSaúde

Comitê da Vacina aprova antecipação da 2ª dose da AstraZeneca para 75 dias no Piauí

A resolução foi aprovada pela Comissão Intergestora Bipartite (CIB), composta por membros da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e os secretários municipais de Saúde aprovaram a determinação que a segunda dose da vacina  AstraZeneca será aplicada em 75 dias (2 meses e 15 dias) e não mais em 90 dias (três meses).

A resolução foi aprovada pela Comissão Intergestora Bipartite (CIB), composta por membros da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).

Houve uma discussão para a segunda dose da AstraZeneca ser aplicada em 30 dias, mas o Comitê Técnico da Vacinação no Piauí resolveu antecipar para 75 dias (10 semanas) como medida de segurança.

De acordo com a CIB, “a vacinação antecipada é uma recomendação e condicionada ao município possuir os imunizantes em estoque. De acordo com a bula da AstaZeneca a vacina pode ser aplicada no intervalo de quatro a doze semanas”.

A diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé, explica que “o documento técnico–científico da FioCruz sobre a vacina descreve que o esquema vacinal consiste de duas doses, sendo que a segunda pode ser administrada entre 4 e 12 semanas após a primeira dose. Um intervalo de dose mais longo proporciona uma eficácia com mais certeza para intervalos de 8 a 12 semanas, por isso podemos recomendar a antecipação para dez semanas”.

Foto: Roberta Aline

Com estoque parado na rede de frio, alguns municípios solicitaram a antecipação da vacina à Comissão. O pedido se mostrou necessário para que o estoque não comprometesse a capacidade de armazenamento dos imunobiológicos que devem chegar em remessas futuras.

“Muitas cidades não possuem uma rede com capacidade de armazenamento tão grande, por isso nos pediram para antecipar as segundas doses, possibilitando assim mais espaço para guardar as doses que estão previstas para chegar. Porém, lembramos que se o município não possui o estoque ele deve manter as instruções e esperar as remessas de segunda doses, que serão envidas pelo Ministério da Saúde”, lembra a diretora.

Anteriormente, houve uma discussão para antecipar a segunda dose para 30 dias após a primeira. No entanto, a CIB formalizou a antecipação de 12 para dez semanas após a primeira aplicação.

 

Antecipação em Teresina

Sobre a antecipação na Capital, o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, disse que isso só será possível se o Ministério da Saúde antecipar o envio de novas doses.

“Por enquanto, a pessoa deve seguir a data que está no cartão. Nós só poderemos antecipar, se o Ministério da Saúde mandar essas doses também de forma antecipada. Por isso, que nós estamos aguardando a definição do Ministério da Saúde. Caso ele antecipe esse número de  doses, nós vamos convocar a população e faremos também a antecipação na administração da vacina”, explica Gilberto Albuquerque.

Cidade Verde (com informações da Sesapi)

Comentários

Artigos relacionados

Fechar