DestaqueEconomiaGeralNoticias

Governo do Estado admite risco de atraso nos salários dos servidores

Um levantamento nacional realizado pelo jornal Estadão, de São Paulo, revelou que pelo menos 1,5 milhão de servidores estaduais de todo o país podem não receber o 13° salário este ano. Apesar de não ser citado na reportagem, o governo piauiense também reconhece a crise financeira e afirma que, apesar do empenho ser o de honrar a tabela, o atraso no pagamento de servidores é uma realidade.

“Nunca descartamos a possibilidade de eventuais atrasos. Desde 2015 tem sido, a cada ano, uma batalha. Não está completamente descartado, mas nossa prioridade é manter essa tabela em dia, sabendo da importância disso não só para os servidores mas para toda a economia do Estado”, disse Rafael Fonteles, secretário de Fazenda, em entrevista à uma emissora de TV local.


Equipe econômica apresentará medidas de contenção de gastos a Wellington Dias. Foto: Assis Fernandes/ODIA

Além da crise econômica, o secretário explica que um dos empecilhos para manter a folha de pagamento em dias é a “frustração de receita” que o Estado vem passando ao longo dos últimos anos. No entanto, para Rafael Fonteles o maior problema atualmente é a “explosão do déficit previdenciário”. Para tanto, ele ressalta que o governador Wellington Dias (PT) adotará uma série de medidas administrativas para controlar as contas do Estado.

Mesmo diante da queda na arrecadação e dos repasses do Governo Federal, Rafael esclarece que Wellington Dias tem ido constantemente à Brasília para tentar conseguir “receitas extraordinárias” e, assim, conseguir cumprir a tabela de pagamentos. “Admitimos as enormes dificuldades que temos tido, e estamos fazendo o possível e impossível até para honrar todos esses pagamentos ao longo desse final de ano, e para os próximos também”, comenta.

Fonteles comenta que um trabalho de parceria entre as secretarias de Fazenda, Planejamento e equipe econômica do Governo apresentará uma série de medidas ao Executivo para um contingenciamento ainda maior das despesas e controle de todos os contratos.

“Está sendo montado para apresentarmos um conjunto de medidas para que o governador nos próximos dias tome algumas decisões importantes nesta área do controle rigoroso de despesas, que é essencial para fazer frente a essa crise econômica”, finaliza o secretário.

FONTE: Portal O Dia

Comentários

Artigos relacionados

Fechar