BrasilDestaqueNoticiasPolítica

Presidente Bolsonaro anuncia indicação de André Mendonça para o STF

O presidente afirmou que a indicação de André Mendonça será publicada em edição extra do "Diário Oficial da União" nesta segunda-feira.

Nesta segunda-feira (12), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou que vai indicar o atual advogado-geral da União, André Mendonça, para o Supremo Tribunal Federal (STF), na vaga deixada pelo ministro Marco Aurélio Mello. Ele deverá passar por sabatina no Senado.

Segundo Jair Bolsonaro afirmou a jornalistas, na saída de uma reunião com o presidente do STF Luiz Fux, ele aguardou a aposentadoria do ministro Marco Aurélio por uma deferência ao magistrado. O presidente afirmou que a indicação de André Mendonça será publicada em edição extra do “Diário Oficial da União” nesta segunda-feira.

Bolsonaro e André Mendonça (Foto: Edu Andrade/ Estadão Conteúdo)Bolsonaro e André Mendonça (Foto: Edu Andrade/ Estadão Conteúdo)

Com a aposentadoria de ministros do Supremo, cabe sempre ao presidente a indicação de um novo nome. Mendonça é o segundo ministro do STF escolhido por Bolsonaro. No ano passado, ele indicou Nunes Marques para a vaga deixada por Celso de Mello, que aposentou-se por idade em 13 de outubro de 2020. Marques era desembargador federal antes da indicação.

A escolha de Bolsonaro já era amplamente conhecida. Ele chegou a mencionar que indicaria Mendonça ao STF durante reunião ministerial realizada na manhã da última terça-feira (6).

Marco Aurélio se aposenta

Marco Aurélio se aposentou nesta segunda aos 75 anos, idade-limite para permanecer como ministro da Suprema Corte. Ele foi indicado pelo então presidente Fernando Collor de Mello, em 1990. Antes de formalizar a indicação, Bolsonaro se reuniu com André Mendonça nesta manhã, no Palácio do Planalto.

Fonte: CNN

Comentários

Artigos relacionados

Fechar