DestaqueNoticiasPolítica

Deputados se pronunciaram preocupados com o avanço da Covid-19 no Piauí

O deputado Gessivaldo Isaias (Republicanos) defendeu flexibilização nas medidas de proteção contra a Covid-19 para pessoas que vendem produtos alimentares, como bolos e frutas, em espaços públicos, pois elas só têm essa atividade para conseguir o próprio sustento.

FOTO: Reprodução

Onze deputados se pronunciaram, utilizando o tempo de dois minutos na sessão virtual da Assembleia Legislativa do Piauí, todos preocupados com a pandemia da Covid-19.

O primeiro a falar foi o deputado Franzé Silva (PT), que agradeceu ao governador Wellington Dias pelas medidas que vem adotando contra a Covid-19, inclusive destacando o Piauí como primeiro estado a incluir como prioritários aos portadores de deficiência, como a Síndrome de Down. O deputado lembrou que o dia dedicado ao portador da síndrome de Down é o próximo domingo (21).

A deputada Teresa Britto (PV) pediu ao governador Wellington Dias que exclua as igrejas da restrição contra a Covid-19, pois elas já obedecem às regras impostas pelos decretos e protocolos sanitários. A deputada considera as igrejas importantes para ajudar as pessoas a se livrarem da depressão, fazendo-as mais felizes. Explicou que as igrejas de um modo geral não têm como fazer celebrações virtuais, pois a maioria dos fiéis não possuem equipamentos adequados.

A deputada Lucy Silveira (PP) falou sobre visita ao Hospital do Monte Castelo, onde constatou uma situação dramática, tanto por falta de equipamentos como também de profissionais e insumos. Lucy disse que médicos recém-formados estão sendo aproveitados nas UTIs para ajudar a salvar pacientes com quadro grave de saúde, por falta de veteranos. A oradora lamentou que a esterilização de equipamentos esteja sendo feita em apenas um turno no referido hospital.

O deputado Gessivaldo Isaias (Republicanos) defendeu flexibilização nas medidas de proteção contra a Covid-19 para pessoas que vendem produtos alimentares, como bolos e frutas, em espaços públicos, pois elas só têm essa atividade para conseguir o próprio sustento.

O deputado apoiou a fala de Teresa Britto no tocante às igrejas, lembrando que quem fez aumentar as mortes por Covid-19 foram as aglomerações durante as eleições e as festas clandestinas de Natal, Ano Novo e Carnaval.

A deputada Elizângela Moura (PCdoB) lamentou os números sobre infectados por Covid-19 no Piauí, mais de 200 no último domingo, lembrando o rigor adotado nas medidas de proteção no Espírito Santo.

Francisco Limma (PT) usou os dois minutos para anunciar o projeto de sua autoria em defesa de pessoas que residem próximas a barragens, uma vez que já existe um movimento em defesa dos que foram vítimas de tragédias nesses reservatórios. Sobre os casos de infecção e mortes por Covid-19, Limma lamentou que as pessoas subestimem a letalidade do novo coronavírus, que já matou 2.798 brasileiros nas últimas em 24h. O Brasil bateu novo recorde na pandemia e totaliza mais de 282 mil vidas perdidas para a Covid-19. No Piauí, foram 1.063 casos confirmados e 23 óbitos pela Covid-19 na terça-feira (16).


Fonte: Alepi
Comentários

Artigos relacionados

Fechar