CulturaDestaqueJaicós

Missa da Santa Cruz em Jaicós: fé maior que qualquer barreira. Confiram fotos!

dddDSC_0020-horz

Os 18 quilômetros de distância que separam o Morro dos Três Irmãos do município de Jaicós e as dezenas de degraus que precisam ser subidos para se chegar ao topo do morro não são empecilhos para as diversas pessoas que participam da celebração da Missa da Santa Cruz.

A fé que cada um deles carrega no coração é maior que qualquer obstáculo no percurso. E foi essa fé que levou centenas de fiéis jaicoenses e de cidades vizinhas a participarem de mais uma Missa da Santa Cruz na manhã da última terça-feira (03/04), realizada no “Morro dos Três Irmãos”, localizado na zona rural do município de Jaicós.

Osvaldo Sousa, da cidade de Patos do Piauí falou sobre a participação na celebração religiosa. “Já tem 8 anos que participo. Temos essa devoção de família, meus pais sempre nos falaram sobre a festa da Santa Cruz e eu e minha família sempre participamos com grande alegria desse momento com nossos irmãos. A gente vem sempre  agradecer pelo que Deus tem nos concedido. Sou muito feliz por poder participar da Missa da Santa Cruz”, ressaltou.

dddDSC_0023

Muitos católicos vão à Santa Missa para agradecer pelas graças alcançadas e pagam suas promessas indo a pé ao morro, acendendo velas, ofertando ex-votos, que são estatuetas e/ou variados objetos em forma de partes do corpo doados às divindades como forma de agradecimento por um pedido atendido, usando roupas brancas, subindo as escadas descalços ou soltando fogos de artifício.

“Participo dessa celebração há vários anos e o que me motiva é minha fé, a fé move montanhas. Venho em agradecimento por tudo. Há 5 anos atrás tive um problema nas pernas e pedi para a venerada me ajudar e ela me concedeu essa graça e agora venho agradecer todos os anos” disse Maria Rodrigues, da comunidade Peixe-Massapê.

dddDSC01239

A missa foi celebrada pelo pároco Antônio Mendes Neto, acompanhado do diácono Paulo Henrique, ambos da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Mercês, em Jaicós, e pelo padre Francisco Pereira Borges.

“Aqui é um ponto de romaria que há muitos anos o povo frequenta de um modo muito especial nesse dia 3 de maio. É um momento de animação e celebração da fé do povo de Deus que após vir aqui sempre volta fortalecido. É um dia muito importante da história da Paróquia de Jaicós e um momento de partilha muito marcante” disse o Pe. Antônio Mendes.

A tradicional celebração religiosa é realizada anualmente no dia 3 de maio, e teve início em 1919 quando o padre Miguel Reis Melo presidiu a primeira Missa.

Por: Josely Carvalho/Noticiei

Fotos: Otávio Veloso e Marcelo Dyego

dddDSC_0110 dddDSC_0086 dddDSC_0082 dddDSC_0051 dddDSC_0045 dddDSC_0044 dddDSC_0017 dddDSC_0040 dddDSC_0017

 

Confiram Álbum de Fotos!

Comentários

Artigos relacionados

Fechar