DestaqueSaúde

2016: Piauí tem 243 novos casos de infectados por HIV

Gamjai
Gamjai

Em 2016, o Centro de Testagem e Aconselhamento do Governo do Estado do Piauí (CTA-PI) realizou 3.253 exames de HIV/Aids. Destes, 243 (7,32%) com resultado positivo, sendo 174 em homens e 69 em mulheres, somando 243 novos casos. Apesar da leve diminuída em relação a 2015, o alerta permanece para medidas preventivas, como o uso da camisinha.

Durante o IV Encontro Estadual de CTA do Piauí, foram apresentados os avanços atingidos em 2016 e o planejamento de ações para 2017. “É preciso descentralizar o atendimento e os exames do CTA. Precisamos que a atenção básica também esteja conosco, para que as notificações sejam mais próximas da realidade, pois nem todo mundo que tem o vírus sabe que tem”, avalia Cristina Rocha, coordenadora do CTA-PI.

No que diz respeito à sífilis, foram 2.302 exames realizados. Deste total, 503 (15,15%) foram positivos, sendo 374 em homens e 129 em mulheres. Os exames para hepatite B realizados em 2.302 pessoas foram positivos em 13 delas, sendo 10 homens e três mulheres. Já os 2.302 exames para hepatite C mostraram resultado positivo em 23 casos, 19 em homens e quatro em mulheres.

Esses casos mostram que a profilaxia, o chamado PrEP, com nome comercial Truvada, que promete proteger pessoas do vírus HIV, não tem eficiência contra outros tipos de DSTs, sendo fundamental o uso da camisinha. Esse medicamento está em vias de ser disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), assim como o PEP, que é a profilaxia pós-exposição ao vírus.

“Em casos em que a pessoa se expõe ao vírus, ou por uma camisinha que estoure ou por um descuido, ela deve procurar o [Instituto de Doenças Tropicais] Natan Portela e explicar a situação. O medicamento possui resultados muito bons e evita a infecção do vírus. Muitas pessoas não sabem disso”, finaliza a coordenadora.

FONTE: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Fechar