DestaqueEsportesNoticias

Rayssa Leal é a mais jovem medalhista olímpica da história do Brasil

Rayssa Leal é também conhecida como fadinha por andar de skate fantasiada quando tinha apenas seis anos

Rayssa Leal, conhecida também como fadinha, por andar de skate fantasiada quando tinha apenas seis anos, conquistou, na madrugada desta segunda-feira a medalha de prata na categoria street do skate.

A brasileira garantiu a segunda medalha para o skate street nas Olimpíadas de Tóquio, repetindo o resultado de Kelvin Hoefler no domingo.    

Aos 13 anos, seis meses e 21 dias, a atleta se tornou a mais nova da história do Brasil, entre homens e mulheres de todas as modalidades, a ir ao pódio. O recorde anterior era de Rosângela Santos, do 4x100m do atletismo, que em 2008 foi bronze aos 17 anos.

A marca não iguala feitos históricos das Olimpíadas, de uma época em que o evento não tinha essa dimensão e os registros de resultados ainda eram bem precários. O mais jovem medalhista olímpico da historia é Dimitrios Loundras, com10 anos e 218 dias ele foi bronze na ginástica por equipes na primeira edição do evento, em 1896. A mulher mais jovem a ir ao pódio em uma Olimpíada é a italiana Luigina Giavotti, com 11 anos e 301 dias de idade. Ela foi prata por equipes na Olimpíada de 1928, em Amsterdã, na Holanda.

Lembrando que os registros das primeiras Olimpíadas são carentes de detalhes, há a informação não oficial de um francês, Marcel Depaillé, de apenas sete anos a ser campeão do remo nos Jogos de 1900.

Rayssa Leal é medalha de prata no skate Foto: Toby Melville- ReutersRayssa Leal é medalha de prata no skate Foto: Toby Melville- Reuters

Recorde de americana

A atleta, entre homens e mulheres, mais jovem a ser campeã olímpica é a americana Marjorie Gestring que, com 13 anos e 268 dias, foi ouro nos saltos ornamentais em Berlim-1936. Se Rayssa tivesse conquistado o ouro, esse recorde seria dela.

Há registro da nadadora Elizabeth Verona, com 13 anos e 129 dias, campeã do revezamento 4x100m livre da natação em Roma 1960, mas o resultado nunca foi oficializado pois ela só nadou as eliminatórias. Na época, as medalhas iriam só para as titulares, então no relatório oficial ela não aparece como vencedora.

Fadinha brasileira: Rayssa Leal conquista medalha de prata em Tóquio Foto: Patrick Smith/Getty Images  Fadinha brasileira: Rayssa Leal conquista medalha de prata em Tóquio Foto: Patrick Smith/Getty Images  

Mais jovem nas Olimpíadas 

Rayssa é a atleta mais jovem da história do Brasil nas Olimpíadas. O recorde anterior era de Talita Rodrigues, nadadora que foi finalista no 4x100m livre em 1948, nos Jogos de Londres. Na ocasião, ela tinha 13 anos e 347 dias. Consequentemente, se tornou a mais nova atleta a conquistar uma medalha para o Brasil, batendo o recorde de Rosângela Santos, bronze em Pequim 2008 com 17 anos no 4x100m do atletismo.

FONTE: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Fechar