DestaqueJaicósNoticias

Socorro Sousa| O amor à profissão é a principal marca da sua carreira

O reconhecimento que ganhou da população jaicoense é uma prova de tudo que ela já fez pela saúde do município.

Socorro é uma mulher forte e determinada, o seu crescimento profissional veio depois de muitos anos de muita luta e dedicação. O reconhecimento que ganhou da população jaicoense é uma prova de tudo que ela já fez pela saúde do município.

Sua história é mais uma que mostra a capacidade de vencer e de se superar a cada dia. Maria do Socorro de Sousa, 54 anos, é filha de Expedito Barbosa  (mecânico e motorista), in memorian, e Maria de Vicente Marcelino (doméstica e trabalhadora rural), in memorian.

“Sou franca em lhe dizer que tenho orgulho de ser filha deles e de poder compartilhar minha vida com todos os jaicoenses, que sempre me deram apoio, principalmente minha mãe. Em todas as decisões ela sempre esteve comigo”, conta.

O amor à profissão é a principal marca da sua carreira. Assim ganhou o carinho, o respeito e a admiração dos jaicoenses há muitos anos. Sempre próxima da população, os serviços prestados por ela durante 34 anos na área da saúde já ajudaram inúmeras famílias, impactando diretamente na qualidade de vida dos jaicoenses.

“Comecei a trabalhar muito cedo. Aos 15 anos ingressei numa oficina mecânica que era da nossa família. Quando terminei o ensino fundamental, achei a necessidade de estudar fora, em Picos, e por excesso de alunos, a escola normal já não tinha mais como suportar as turmas, escolhi ir para uma turma nova que estavam montando no Premen”, relembra.

Neste momento, ela se deparou com duas opções, ou a área da Saúde ou Mecânica. Nesse momento, achou melhor mudar de área, pois já tinha experiência com oficina mecânica. Escolheu a Saúde.

“Na época era muito difícil, não era curso técnico, não era curso de auxiliar, era curso básico. Eu ingressei no básico de saúde”, relata.

Em 2003 surgiu o PROFAE em Jaicós, onde concluiu o curso de Auxiliar em Enfermagem. Depois disso, ingressou no curso de Técnico em Enfermagem, sempre pensando em crescer e se aperfeiçoar, pois é incansável na luta pelos seus objetivos até hoje.

“A vontade mesmo da minha pessoa seria a Enfermagem, o curso superior, mas com tantas dificuldades que a gente passa na vida, não tinha condição de se trabalhar, ganhar pouco, pagar um curso e se manter. Hoje tem até uma facilidade, antigamente não tinha, mas permaneci firme no que Deus tinha preparado para mim. E sempre procurando fazer o melhor”, conta.

Dois anos após terminar o curso de saúde, ela já começou a trabalhar na área. Sua garra, seu esforço e sua persistência fizeram com que ela, aos poucos, conquistasse o reconhecimento dos profissionais com mais experiência na área.

“Quando eu comecei, na Unidade mista de Saúde, sempre tinha alguém que me dizia ‘Você tem condição de trabalhar melhor e ‘Das que entrou aqui, você é uma das que tem interesse. Quando faz algo, sempre faz bem feito’. Isso pra mim era uma energia positiva. As palavras eram daquelas auxiliares mais velhas, que na época a gente chamava de Enfermeira.

Médicos, enfermeiras e diretores de hospital sempre confiaram no seu trabalho. Até que começou a tomar conta de plantão, uma responsabilidade grande. Relembra que, naquela época, a auxiliar em enfermagem tinha muitas funções e costumava dizer que era atendente, auxiliar, técnica, enfermeira e médica ao mesmo tempo.

“É satisfatório. Hoje eu encontro com alguém e às vezes a pessoa me lembra: ‘olha, você fez isso por mim’. Outra chega com uma pessoa já adulta e diz: ‘Dá a benção, é sua mãe’. Eu cheguei a fazer parto no hospital, às vezes eu nem lembro mais, mas chega uma mãe e me apresenta um filho que fui eu quem ajudei a nascer. Isso para mim é gratificante, vale mais do que qualquer salário” afirma.

Ela enfrentou muitas barreiras, mas sempre fez tudo com muito amor. Já atendeu muitos pacientes sem ganhar dinheiro em troca. Conta que, muitas vezes, foi fazer atendimento à pé mesmo.

“Às vezes ganha um muito obrigado. Quero fazer o serviço? Quero fazer, mas não importa o que vou ganhar. A gente precisa do dinheiro porque precisa sobreviver, mas a gente vai compensando no amor. A gente vê alguns profissionais desvalorizando a classe, fico triste, mas cada um é cada um. Às vezes as pessoas falam ‘eu ganho pouco, eu não vou’ ou ‘não é meu plantão, eu não faço’. Isso está errado, isso não é amor à Enfermagem, é amor ao dinheiro. Eu ganho meu dinheiro, eu ganho, mas trabalho por amor”, afirma.

Foi em 2011 que surgiu a oportunidade de trabalhar em Laboratório de Análises Clínicas. Desde então, se identificou com a Enfermagem dentro da Análise Clínica. Ela iniciou um curso de Técnico em Análises Clínicas, oferecido pelo E-SUS, concluindo em 2016.

Pouco tempo depois, ela deixou de atuar nesse laboratório e mudou-se para o LANAD, onde está desde 2017, atuando como técnica em enfermagem e técnica em análises clínicas no posto de coleta do LANAD de Jaicós. Às vezes atuando em Picos também.

“Atendo em Jaicós (SEDE), a domicílio, na zona urbana e rural, atendo num posto de coleta em Cajueiro, que é subdivido do de Jaicós, também tem outro subdivido em Massapê e estou implantando agora em Várzea Queimada”, acrescenta.

“Para mim, é um serviço satisfatório, tanto o serviço realizado aqui na sede como a domicílio, nas zonas urbana e rural. Trabalho de segunda a segunda. A única coisa que posso te afirmar é que eu trabalho com amor. Cada dia para mim é uma novidade, é uma benção que Deus me dá. É como se fosse o primeiro dia de serviço na Enfermagem, nunca me canso, nunca reclamo”, afirma.

“Meus agradecimentos primeiramente a minha mãe, Maria de Lima, in memorian, a minhas irmãs, sobrinhos e em especial à minha filha Sara, que é meu porto seguro. Ela me conquista a cada dia para que eu seja mais fortalecida. E a ti Senhor, agradeço por todos os momentos que vivi na minha vida, e na Enfermagem. Tudo que tenho a dizer é que Deus é maravilhoso”, acrescenta.

Socorro conquistou prêmios por seu trabalho, ganhou o título de melhor Auxiliar em Enfermagem de Jaicós em 2017(Marcas Vitoriosas). Recebeu o título de Melhor Técnica em Enfermagem de Jaicós em 2018(Criativa) e 2019(Ventura). Em 2020, recebeu o prêmio de Melhor Técnica em Enfermagem e Técnica em Análises Clínicas. Em 2021, foi eleita Melhor Técnica em Enfermagem de Jaicós, pela Criativa.

“E isso é motivo de orgulho. Isso é enfermagem com amor”, conclui.

Por Daniel Gomes/Portal Noticiei

Comentários

Artigos relacionados

Fechar