DestaqueJaicósNoticias

Jaicós, no Piauí, está em primeiro no ‘ranking’ de vacinação de adolescentes contra Covid no estado

O município já está finalizando a vacinação de adolescentes de 12 anos sem comorbidades.

Vacinação de adolescentes iniciou ainda no começo do mês de setembro — Foto: Secretaria de Saúde de Jaicós

Enquanto Teresina só iniciou nesta quarta-feira (22) a vacinação de adolescentes, de grupos prioritários, o município de Jaicós, no Sul do Piauí, já imunizou mais de mil jovens e segue aplicando doses na faixa etária de 12 anos, da população em geral.

Dados do vacinômetro, do governo do estado, contabilizou nesta manhã, 1036 imunizações entre 12 e 17 anos e está em primeiro no ‘ranking’ de vacinação nesta faixa etária. O município tem uma população estimada em 19.233 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a secretária da saúde de Jaicós, Audeli Coutinho, o município se organiza semanalmente para vacinar seus públicos e esse critério ajudou a agilizar as aplicações na cidade. Até o último sábado (18), a cidade já havia aplicado 18.608 doses de vacinas contra Covid-19, entre primeiras, segundas e doses únicas.

“A cada semana quando a gente recebe as doses da regional de saúde de Picos, realizamos o cronograma semanal, para não haver um fluxo grande de pessoal e aglomeração. Geralmente a gente recebe nas sextas e nos sábados, que é quando fazemos o cronograma”, explica a secretária.

Adolescentes de 12 a 17 anos são vacinados em Jaicós — Foto: Secretaria da Saúde de Jaicós

Adolescentes de 12 a 17 anos são vacinados em Jaicós — Foto: Secretaria da Saúde de Jaicós

Ela disse que esta semana estão aplicando segundas doses da Pfizer de 38 a 40 anos.

Audeli Coutinho ainda que algumas pessoas que antes não acreditavam na eficácia das vacinas, passaram a procurar para se vacinarem. “Era um público que considerávamos faltosos e que agora resolveram aparecer. Mas. Não são muitos”, destacou.

Para a secretária, a organização e a rigidez em seguir o plano nacional de imunização foram determinantes para conseguir essa rapidez.

“Fomos bastante rígidos em priorizar os munícipes e criteriosos com os grupos essa organização nos ajudou muito”, revelou.

FONTE: G1 PI

Comentários

Artigos relacionados

Fechar