DestaqueJaicósNoticias

SINTE-PI divulga Nota de Repúdio contra agressões à Presidente do Sinte de Jaicós

"Primamos pelo respeito e diálogo. Atitudes repulsivas como esta ultrapassam o Direito de expressão, chegando às raias da ofensa pessoal e gratuita."

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica no estado do Piauí (Sinte Piauí) divulgou nesta segunda-feira (18), uma Nota de Repúdio contra agressões à Presidente do Sinte de Jaicós, professora Maria Fatanilde Alves de Carvalho Silva.

De acordo com a Nota, O Sindicato lamenta e repudia a postura do vereador de Jaicós, José Reis de Sousa, durante sua fala em sessão realizada na última sexta-feira na Câmara Municipal de Jaicós.

“O Vereador externou seu despreparo e desonestidade política ao tentar desqualificar o debate sobre a sentença referente ao pagamento, pelo executivo municipal, de 20% da regência, com um ataque grosseiro, para dizer o mínimo, que descaracteriza o exercício democrático, equilibrado e impessoal que deve pautar todo e qualquer cidadão, principalmente os que representam a vontade e o anseio popular”, diz a Nota.

O Sindicato afirma ainda que a professora Maria Fatanilde, está no seu sexto mandato à frente do Sinte de Jaicós, eleita e reeleita pelos trabalhadores e as trabalhadoras em educação, sempre pautada por uma conduta ilibada e digna e pela sua luta em prol da categoria.

“Atitudes repulsivas como esta ultrapassam o Direito de expressão, chegando às raias da ofensa pessoal e gratuita. Nossa entidade jamais permitiu ou permitirá a tentativa de intimidar os trabalhadores em educação ou suas lideranças. Tomaremos todas as providências cabíveis junto aos órgãos competentes para que abusos como este não tornem a acontecer”, finaliza.

Confira a Nota de Repúdio na íntegra!

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica no estado do Piauí (Sinte Piauí), entidade que representa, na sua base, mais de 40 mil trabalhadores em educação, vem por meio desta se solidarizar, de modo incondicional, com os/as educadores/as do município de Jaicós, com o Núcleo Regional de Jaicós e sua presidente, a professora Maria Fatanilde Alves de Carvalho Silva.

Lamentamos e repudiamos a postura do vereador de Jaicós, José Reis, que externou seu despreparo e desonestidade política ao tentar desqualificar o debate sobre a sentença referente ao pagamento, pelo executivo municipal, de 20% da regência, com um ataque grosseiro, para dizer o mínimo, que descaracteriza o exercício democrático, equilibrado e impessoal que deve pautar todo e qualquer cidadão, principalmente os que representam a vontade e o anseio popular.

O discurso do referido parlamentar, durante a sessão na Câmara dos Vereadores de Jaicós, remete ao que de pior a política brasileira já vivenciou, a politicagem, que acima dos argumentos, tenta violentar a razão e a verdade de forma rasteira e ultrapassada, na expectativa de gerar uma narrativa que engane os incautos, de forma nada republicana. Mas, a história é justa e não é escrita aos berros e impropérios.

Cabe esclarecer que, no que tange ao pagamento de 20% da regência, um direito concedido aos professores e professoras em exercício na sala de aula, já há uma decisão judicial. A categoria luta, sob a liderança da professora Maria Fatanilde, desde o ano de 2013, pelo reconhecimento deste direito, de forma transparente, límpida e democrática, procurando estabelecer uma relação dialógica com os gestores e parlamentares municipais e recorrendo ao Poder Judiciário.

Apesar confirmado juridicamente, no ano de 2019, o direito ao pagamento do adicional salarial de 20% da regência, diversas tentativas de conciliação provocadas pelo Sinte Jaicós foram frustradas, desconsiderando, inclusive, a existência da sentença judicial a ser cumprida.

No ano corrente, finalmente o executivo municipal acenou com um acordo. O sindicato se prontificou a participar de uma reunião, na qual a proposta da prefeitura seria exposta. A proposta, não aceita pela entidade, foi de pagamento de 10% da regência.

Portanto, se distancia totalmente da verdade a alegação de que o Sinte Jaicós aceitou qualquer proposta ou que algum membro de sua diretoria executiva tenha assinado algum documento neste sentido. Assim, fica evidenciada a desonestidade política de quem afirma o contrário.

Portanto, a narrativa do parlamentar em questão, não se sustenta, pois é baseada na fantasiosa assinatura de um acordo prévio com a prefeitura, o que é uma inverdade, visto que a proposta foi a de receberem metade do que tem direito. Nada foi assinado. Neste sentido, é plenamente legítima a atuação da entidade no curso do debate na Câmara Municipal.

A professora Maria Fatanilde, está no seu sexto mandato à frente do Sinte de Jaicós, eleita e reeleita pelos trabalhadores e as trabalhadoras em educação, sempre pautada por uma conduta ilibada e digna e pela sua luta em prol da categoria. Portanto, perante seus pares ela os representa com galhardia e honestidade. Os professores e cidadão de Jaicós tem que abrir os olhos sim, para um parlamentar que esbraveja impropérios e mentiras contra uma professora, e em prejuízo dos professores, com o agravante de realizar esta “proeza” no Dia do Professor.

Primamos pelo respeito e diálogo. Atitudes repulsivas como esta ultrapassam o Direito de expressão, chegando às raias da ofensa pessoal e gratuita. Nossa entidade jamais permitiu ou permitirá a tentativa de intimidar os trabalhadores em educação ou suas lideranças. Tomaremos todas as providências cabíveis junto aos órgãos competentes para que abusos como este não tornem a acontecer.

Teresina, 18 de outubro de 2021

# Direção Sinte Piauí #

 

Da Redação

Comentários

Artigos relacionados

Fechar