DestaqueJaicósNoticias

Desbravadores da região de Picos visitam Jaicós

O passeio ecológico contemplou a visita ao morro dos três irmãos, a furna João Barbosa e a comunidade várzea queimada.

Neste domingo, dia 28 de novembro, um grupo de amigos aventureiros da cidade de Picos visitou as maravilhas da região de Jaicós. O grupo foi acompanhado pelo jornalista e líder político Ivo Farias (@jornalistaivofarias).

Fizeram parte da comitiva o professor Tiago Bomfim (@eusoutiagobomfim), do Instituto Federal do Piauí; Felipe Elvis da multiveículos.com, Saymon Freitas do Piauí Shopping, professor Arnaldo de Santana do Piauí e Silvio Carvalho, bibliotecário do IFPI.

O passeio ecológico contemplou a visita ao morro dos três irmãos, a furna João Barbosa e a comunidade várzea queimada.

Os visitantes ficaram encantados com o que viram. Inicialmente a beleza da natureza e a vista maravilhosa do alto do morro dos 3 irmãos. Uma paisagem linda e exuberante, já pintada de verde pela chegada das primeiras chuvas do inverno. O jornalista e também historiador, Ivo Farias contou as lendas e tradições religiosas que enriquecem ainda mais o ponto turístico.

A segunda parada, que foi na furna João Barbosa. Um momento ímpar, de contato com um monumento de beleza única. Caverna que em período remoto habitou os primeiros moradores e fundadores da região.

Até pouco tempo, a caverna era apenas uma história para muitos curiosos e amantes da natureza, pois seu acesso era extremamente difícil. Este cenário mudou com a recente abertura da estrada que deu acesso à furna e potencializou o lugar para se tornar um importante ponto turístico da cidade.

A última parada foi no povoado Várzea Queimada, uma comunidade simples que aparentava ser mais uma perdida no meio do Sertão. Mas ao conhecer a história contada pela líder comunitária Marcilene Barbosa (@marcilenebarbosza), os visitantes ficaram encantados com a singularidade do lugar.

Descoberta pelo projeto A Gente Transforma (@agentetransforma), liberado pelo arquiteto carioca Marcelo Rosenbaum (@mrosenbaum), a comunidade se tornou uma referência no artesanato e decoração de ambientes da mais alta sofisticação dentro e fora do Brasil.

A tradição cultural de gerações na fabricação de peças feitas com a palha da carnaúba foi descoberta pelo projeto A Gente Transformar e mudou o cenário da comunidade, proporcionando às artesãs uma fonte de renda e melhoria da qualidade de vida de todo o povoado.

Os visitantes fecharam o passeio com a visita urbana à cidade de Jaicós, na tradicional igreja matriz de Nossa Senhora das Mercês, os casarões e a fonte Paraíso.

“Foi uma experiência maravilhosa, ficamos todos muito encantados com as belezas naturais, a história e as lendas. Recomendo a todos e me coloco à disposição como um divulgador dessa nossa riqueza” – Tiago Bomfim.

Da Redação (POR: Tiago Bonfim)

Comentários

Artigos relacionados

Fechar