DestaqueNoticiasPolítica

Eleições 2022: Saiba quem são os pré-candidatos a governador do Piauí até o momento

Pela oposição, ainda há muitas indefinições com relação a nomes, mas do lado da situação, o nome do candidato cabeça de chapa já está mais que definido

A corrida eleitoral para 2022 já iniciou em todo o Piauí. Se você sair perguntando para os políticos, a resposta será uma só: “Ainda é cedo”.

Mas parece ser apenas um discurso para ser jogado na plateia. Já existem pelo menos sete ou oito nomes já em disputa como pré-candidatos a governador (ou a governadora) do Piauí.

Daqui a menos de um ano os piauienses irão às urnas novamente para escolher presidente, governador, senadores e deputados. Há quem diga que a eleição majoritária de 2022 seja uma disputa das mais acirradas nos últimos anos.

Lideranças governistas, oposição e a chamada “3ª via” já iniciaram suas andanças por todo o Piauí em busca de formar chapas e reforçar alianças. A ideia é eleger seus filiados para que mais e novos nomes iniciem, a partir de janeiro de 2023, uma nova história no capítulo de política e história do Piauí.

Confira quem são os políticos apontados como possíveis pré-candidatos a governador (ou a governadora) no Piauí:

Rafael Fonteles

(Foto: Reprodução)

O atual secretário de Fazenda do Piauí, Rafael Fonteles, é o principal nome dos governistas para suceder o governador Welligton Dias (PT) como chefe do executivo estadual. Em agosto deste ano, em passagem pelo Piauí, até o próprio ex-presidente Lula anunciou Fonteles como pré-candidato pela sigla petista e ainda o chamou de “nosso futuro governador”.

Rafael além de ser Secretário de Estado é também coordenador do PRÓ-Piauí, Programa de Investimentos do Governo do Piauí, e presidente da Comsefaz (Comitê dos Secretários Estaduais de Fazenda).

O coordenador do PRÓ-Piauí é cogitado como pré-candidato e já faz andanças pelo Piauí em busca de alianças futuras para o pleito.

Sílvio Mendes

(Foto: Reprodução)

O médico e ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (PSDB), já se anunciou como alternativa ao governo petista para as eleições de 2022. O ex-gestor está andando pelo Piauí com o apoio do Ministro-Chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Sílvio tem uma aliança muito forte com o Progressistas de Ciro Nogueira, pois a sigla possui bastante força no interior do estado com várias prefeituras.

“Diante de todas reflexões, conversas com Ciro Iracema e Freitas, resolvi colocar meu nome sim para cuidar do Piauí e das pessoas. Meu nome está na mesa [… ] eu tenho perfil de executar de uma política de resultados”, declarou Sílvio Mendes em entrevista à TV Cidade Verde em agosto deste ano.

Iracema Portela

Iracema Portela (Foto: Reprodução/Facebook)

A deputada federal, Iracema Portela (Progressitas), há alguns meses já percorre as pequenas cidades do Piauí com o objetivo de fortalecer seu nome na disputa pela vaga contra o governo de Wellington Dias nas eleições.

Iracema também tem apoio do Ministro Chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira. O Progressistas já encomendou algumas pesquisas para saber quem irá ser o pré-candidato a governador que está entre a deputada federal ou o ex-prefeito de Teresina.

Gessy Fonseca

Gessy (Foto: Reprodução/Instagram Meio Norte)

A secretária de Economia Solidária de Teresina, Gessy Fonseca (PSC), também disputará ao cargo público para ser governadora do Piauí. Gessy foi uma surpresa nas eleições municipais de 2020 ao conseguir expressivos 50 mil votos na capital e ficar em terceiro lugar. No segundo turno das eleições, Gessy Fonseca apoiou o prefeito eleito, Dr. Pessoa (MDB).

A empresária, que também assumiu a presidência do Diretório estadual da sigla em julho deste ano, disse à épica que sua missão é de reestruturar e fortalecer o partido para as eleições estaduais de 2022. Ela já explanou em entrevistas para a imprensa que pretende concorrer ao cargo executivo.

Washington Bonfim

Washington Bonfim (Foto: Divulgação/PMT)

O ex-secretário municipal de Educação e Planejamento de Teresina, Washington Bonfim, filiou-se recentemente ao partido Cidadania para que possa concorrer as eleições de 2022 como futuro governador do Piauí.

O professor universitário se apresentou como a terceira via para substituir o governador Wellington Dias (PT) no comando do Executivo estadual.

Na ocasião, o ex-secretário municipal de Planejamento disse que sua pré-candidatura é uma alternativa para o Piauí, propondo que pretende construir um diálogo e construir um Piauí com todos os piauienses.

Wallace Miranda

Wallace Miranda (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O Partido Novo no Piauí também busca participação nas eleições majoritárias do ano que vem. Com isso, o nome do médico e professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Wallace Miranda, também foi colocado à disposição para a disputar o governo do estado.

Wallace, em postagem no seu Instagram, se apresentou como o representante para concorrer ao cargo de governador. “Um cidadão ficha-limpa que resolveu sair da indignação para a ação”, disse o médico.

O professor já foi presidente do diretório regional do Novo entre 2018 e 2020 e em suas redes sociais faz duras críticas contra à atual gestão do governador Wellington Dias (PT) e do Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP).

João Vicente Claudino

João Vicente Claudino (Foto: Divulgação)

O ex-senador e empresário João Vicente Claudino, atualmente filiado ao PTB, é um dos fortes nomes para compor uma 3ª via ao executivo estadual em 2022.

No início de novembro, o ex-senador confirmou, em entrevista à TV Cidade Verde, que deixará o comando definitivo do PTB no Piauí e que promete se filiar ao Podemos muito brevemente.

O pré-candidato à presidência da República pelo Podemos, o ex-ministro Sergio Moro, confirmou recentemente que irá participar da filiação de JVC ao partido. A data da filiação ainda será definida.

 

FONTE: Oito Meia

Comentários

Artigos relacionados

Fechar