DestaqueGeralNoticias

Seca avança no Piauí com baixa umidade e apenas 26,22% de reservas de água

Cidades da região Sudeste e Sudoeste do Piauí registram umidade relativa do ar crítica, com índice abaixo de 20%

O b-r-o-bró chegou e com ele muito calor, com temperaturas beirando os 40°C. De acordo com um relatório emitido pela Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), o tempo seco acende o sinal de alerta vermelho, com índices de umidade abaixo de 20% nas regiões Sudeste e Sudoeste do Piauí.

Outro indicador preocupante é o volume de reservas d’água que caiu de forma drástica no último ano. De 2021 para 2022, os reservatórios caíram em quase 30%. Hoje, são 26,22% do volume de reservas disponível, com uma média histórica de até 62,45% no mesmo período.

Veja:

Seca avança no Piauí com baixa umidade e apenas 26,22% de reservas de água - Imagem 1

As altas temperaturas também são aguardadas pela meteorologia. Neste final de semana, além da baixa umidade, Teresina terá temperaturas superiores a 39°C durante o final de semana. A orientação é cuidar da hidratação, além de usar protetor solar e óculos com proteção UV durante a exposição solar, que deve ser evitada.

Teresina terá um final de semana quente. Crédito: Raíssa Morais.  Teresina terá um final de semana quente. Crédito: Raíssa Morais.  

Baixa Grande do Ribeiro é campeão em focos de calor

O município de Baixa Grande do Ribeiro, município localizado a 588 km de Teresina, é o campeão dentre os municípios do Piauí com focos de calor. A cidade registrou 150 focos, contra três registrados em Teresina. O foco de calor pode ser tanto uma queimada como uma região com altas temperaturas registrada em satélite.

FONTE: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Fechar