DestaqueNoticiasRegião

BELÉM | Estudante tem projeto pré-selecionado para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro

O PJB tem por objetivo proporcionar aos estudantes de Ensino Médio a vivência do trabalho dos deputados federais, por uma semana, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Belém do Piauí é mais uma vez destaque na educação nacional. Nesta oportunidade, o estudante belenense Raislúcio de Carvalho Leal, aluno do 3° ano do Ensino Médio, no Centro Educacional Sebastião de Sousa, teve seu trabalho pré-selecionado para participar do Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2020 (PJB).

O PJB tem por objetivo proporcionar aos estudantes de Ensino Médio a vivência do trabalho dos deputados federais, por uma semana, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Os estudantes selecionados são empossados como deputados jovens e podem vivenciar as principais etapas de um processo de elaboração de leis, escrevendo projetos de lei e debatendo temas de grande importância para o nosso país.

A lista com os pré-selecionados foi divulgada no dia 30 de julho, pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Este ano 11 estudantes do Piauí foram selecionados para processo seletivo, onde 08 foram pré-selecionados para participarem da seleção final. O número de vagas para deputados jovens por unidade da federação no PJB segue a mesma proporção do número de deputados federais na Câmara dos Deputados, assim, dos oito pré-selecionados no Piauí, dois representarão o Estado no programa. O resultado final será realizado por servidores da área legislativa da Câmara dos Deputados.

Para se inscrever, os estudantes apresentaram um Projeto de Lei de sua própria autoria, gerando oportunidades de reflexão em sua construção na sala de aula, sobre o papel do Parlamento e a realidade que os jovens vivenciam, com a busca de conhecimentos sobre as responsabilidades de governos, organizações e cidadãos para construir alternativas de transformação dessa realidade.

O projeto apresentado pelo o aluno de Belém, Raislúcio de Carvalho, com orientação da professora Janeide Sousa e Silva, é voltado à área de educação e inclusão social e propõe a obrigatoriedade que alunos da rede pública, de baixa renda, que tenham necessidade do uso continuo de óculos,  sejam assistidos pelo Governo Federal, para a aquisição do item.

Em conversa com a redação, o jovem comemorou a conquista. “Está incluindo na lista de pré-selecionados do Piauí para o Parlamento Jovem Brasileiro é indubitavelmente uma grande conquista para mim. Tive conhecimento do programa este ano, por meio da educadora Janeide sousa que posteriormente viria me orientar na escrita do Projeto De Lei”, ressaltou Raislúcio.

De acordo com o estudante, para o processo seletivo, é necessário que o aluno escolha entre uma das três preposições legislativas que que podem ser apresentadas (Projeto de Lei, Proposta de Emenda à Constituição e Projeto de Lei Complementar).

O estudante acrescentou ainda que por não ter conhecimento sobre as modalidades, sentiu um pouco de receio de início. “O texto deve ser original, relevante e dentro da técnica legislativa. Dessa forma, por não possuir nenhum conhecimento prévio em relação a nenhuma modalidade, senti um certo receio de início. Entretanto, mesmo sabendo que seria um trabalho árduo, me comprometi em elaborar uma PL. Com isso, busquei aprender todas as partes de uma lei desde à epígrafe até o fecho. É importante ressaltar que nesse período minha orientadora teve papel fundadamental com auxílio e motivação. Ao conseguir elaborar o projeto, já me senti vitorioso, logo o que viria depois seria apenas consequência”. Frisou.

Raislucio concluiu sua entrevista compartilhou a vitória com todos os alunos do município. “Por fim, digo aos jovens que são de escola pública, assim como eu, que essa conquista é nossa e que mesmo com tantas dificuldades e desigualdades que pairam sobre nós, podemos absolutamente tudo, então acreditem em vocês e não desistam.” Pontuou.

Esta não é a primeira vez que um aluno do Centro Educacional Sebastião de Sousa é destaque em questões políticas no País. Em 2019, a  jovem Yasmin de Carvalho Leal, foi a vencedora a etapa estadual do Concurso de Redação do Senado Federal Jovem Senador. Nas duas ocasiões a professora Janeide Sousa participou de forma direta dos projetos.

A Diretora do Centro Educacional Sebastião de Sousa, Maria Auxiliadora Bento, comemorou a conquista e destacou que alunos da unidade são competentes de disputar em nível de igualdade com qualquer escola do país. “A avaliação que nós fazemos é muito positiva e satisfatória, estamos extremamente felizes com mais essa conquista, isso prova a evolução da educação do ensino médio em Belém do Piauí, e mostra que os nossos alunos são competentes de disputar em nível de igualdade com qualquer escola do país, tanto pública quanto privada.” Disse.

Auxiliadora destacou também o trabalho realizado os professores. “Raislúcio fez o projeto orientado pela nossa professora Janeide, que inclusive foi a orientadora da Yasmin, que ganhou o Jovem Senador ano passado. Para nós é muita honra ver a nossa professora se destacando e os nossos alunos também conseguindo posições de destaque.” concluiu.

O resultado oficial da pré-seleção para o programa será divulgado no dia 10 de agosto e o resultado final do processo seletivo será divulgado em 18 de setembro, no portal da Câmara dos Deputados www.camara.leg.br/pjb.

FONTE: Infonewss

Comentários

Artigos relacionados

Fechar