Noticias

PI: Eleição para Procurador-Geral de Justiça acontece nesta segunda-feira

Acontece nesta segunda-feira (12) a eleição dos candidatos que integrarão a lista tríplice para a escolha do novo Procurador-Geral de Justiça do Piauí. Cerca de 170 promotores e procuradores de todo o Estado se deslocarão à capital, Teresina, para votar na sede do Ministério Público Estadual. A votação acontece depois da polêmica que envolveu as eleições para o cargo de procurador-geral do estado. Oito nomes estão inscritos para disputar o cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado (MPE).

 

Disputam pelo pleito o promotor Antonio Moura (número para votação 10), promotor Cleandro Moura (número para votação 20), promotor Elói Júnior (número para votação 30), promotor Eny Marcos (número para votação 40), procurador Hosaías Matos (número para votação 50), promotor Hugo Cardoso (número para votação 60), promotor Paulo Rubens (número para votação 70) e procuradora Zélia Saraiva Lima (número para votação 80).

Cada membro do Ministério Público do Piauí tem direito de votar em até três candidatos diferentes. A lista dos três mais votados será encaminhada ao Governador do Estado, Wellington Dias, que terá até dez dias para nomear o Procurador-Geral de Justiça para o biênio 2017/2019.

Em abril deste ano, o deputado estadual Doutor Pessoa protocolou o pedido de mandado de segurança contra a proposta de Emenda Constitucional para a alteração das regras para a candidatura ao cargo de Procurador Geral de Justiça do Piauí.

A proposta chegou a ser aprovada e Associação Piauiense do Ministério Público (APMP) tentou barrar a PEC 02/2016.

Em maio, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Morais, suspendeu a decisão da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) sobre a exclusão de promotores de Justiça no processo de escolha de Procurador Geral.

Depois da eleição, o novo procurador geral do Piauí será o responsável por administrar o orçamento anual de aproximadamente 200 milhões de reais e promover incrementos de pessoal e físico, sem contar com aumento dos recursos, dada a crise financeira do país.

FONTE: PORTAL AZ

Comentários
Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar