BrasilDestaqueEconomiaGeralNoticias

INSS: 13º de aposentados e pensionistas começa a ser pago em 1 mês; veja datas

A medida injetará R$ 56,7 bilhões na economia (Crédito: Arquivo / Agência Brasil)

Foto: Shutterstock

Pelo terceiro ano seguido, os cerca de 30,5 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberão o 13º com antecedência. A medida injetará R$ 56,7 bilhões na economia.

O decreto, assinado na quinta-feira (17) pelo presidente Jair Bolsonaro, não terá impacto no Orçamento de 2022 porque a medida apenas muda a data de pagamento do benefício, sem acrescentar o gasto previsto para o ano.

Nos últimos dois anos, o pagamento foi antecipado por causa da pandemia de Covid-19. A maioria dos aposentados e pensionistas receberá 50% do décimo terceiro na primeira parcela. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro e terá o valor calculado proporcionalmente.

Calendário

A primeira parcela do 13º será paga entre 25 de abril e 6 de maio, junto com as aposentadorias e pensões da competência de abril. A segunda parcela será paga de 25 de maio e 7 de junho, junto com os benefícios relativos a maio. Tradicionalmente, os aposentados e pensionistas do INSS recebem o décimo terceiro entre agosto e novembro.

FONTE: Isto É Dinheiro

Comentários

Artigos relacionados

Fechar