DestaqueGeralNoticiasSaúde

Mal súbito: agilidade no atendimento é crucial para salvar vidas

De acordo com especialistas, respiração rápida, convulsão ou desmaio são alguns dos sintomas que podem anteceder essa manifestação.

O mal súbito é uma perda inesperada e repentina da consciência que pode ter uma recuperação rápida, se os primeiros socorros forem aplicados de forma imediata. Em alguns casos, essa condição pode levar a morte. De acordo com especialistas, respiração rápida, convulsão ou desmaio são alguns dos sintomas que podem anteceder essa manifestação.

“Esse problema pode estar associado a parada da circulação do coração ou pode acontecer somente pela perda de consciência, mas o coração continua funcionado. A diferença entre mal súbito e morte súbita é porque na morte súbita o paciente não recobre a consciência e, após a perdê-la, o coração para de bater e o paciente vai a óbito”, explicou o cardiologista Vitor Lira.

Ainda segundo o médico, é possível evitar o mal súbito através de consultas regulares e exames feitos por aparelhos que monitoram o coração, avaliando o estado de saúde da pessoa.

“Algumas vezes conseguimos prevenir. Quando a gente identifica alguma alteração seja na criança ou no adulto, a situação pode ser evitada através de cirurgia, seja com CDI (uma espécie de marca-passo que solta choques quando o coração faz a arritmia) ou com o aparelho chamado de DEA (Desfibrilador automático externo) que avalia se o coração está em arritmia ou não e libera o choque para o coração voltar a bater. Esses são alguns dos procedimentos”, contou.

O cardiologista alertou também que pessoas com mal súbito precisam de atendimento imediato. Por isso, ao presenciar uma situação semelhante é de extrema importância prestar os primeiros socorros.

“É importante que todas as pessoas tenham um treinamento em primeros socorros porque os primeiros minutos do mal súbito são fundamentais para definir se o paciente vai voltar a consciência ou se vai evoluir para morte súbita”, concluiu.

FONTE: Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Fechar