DestaqueGeralNoticiasSaúde

OMS alerta para forma grave de hepatite em crianças

A doença começou a se manifestar no Reino Unido e já se espalhou pela Europa, Estados Unidos e Israel.

Foto: Rodrigo Nunes/MS

A Organização Mundial de Saúde voltou a colocar o mundo em alerta. Desta vez, por causa de uma hepatite aguda severa que está acometendo crianças em todo o mundo. Até agora, já foram registrados 169 casos em 13 países e uma morte, em local não divulgado pela OMS. A doença começou a se manifestar no Reino Unido e já se espalhou pela Europa, Estados Unidos e Israel.

O que tem chamado a atenção dos médicos é que este tipo de hepatite não se enquadra em nenhum dos cinco tipos já conhecidos pela Medicina. E o mais grave: um em cada dez pacientes necessita de transplante de fígado. Já foram realizados 17 transplantes por causa dessa forma de hepatite.

Os sintomas apresentados são : fezes claras esbranquiçadas, urina escura, olhos e pele amarelados, diarreia, febre, náusea e vômitos. Em 16% dos casos foi constatada a presença do adenovírus.  A Organização Mundial de Saúde está investigando as causas e teme que a doença se espalhe rapidamente por todos os continentes.

No Brasil, já há uma preocupação dos médicos com a possibilidade da chegada de mais esse problema de saúde, quando o país mal acaba de entrar em uma fase de remissão da Covid-19 e ainda enfrenta um surto de dengue e chykungunia.

FONTE: Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Fechar