DestaqueNoticiasRegião

MPA lança 5ª edição da campanha “Natal Sem Veneno no Piauí”

Esta 3ª Edição busca ainda fazer uma reflexão sobre como estamos nos alimentando e de onde vem este alimento, debates que o MPA vem realizando há anos.

Afonso Galvão

Os agricultores familiares ligados ao Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), lançaram nesta terça-feira (15), a 5ª edição da “Campanha Natal Sem Veneno”. A proposta que visa levar alimentos saudáveis à mesa dos trabalhadores do campo e da cidade, nesta data em que as famílias se reúnem à mesa para celebrar as festas de final de ano.

De acordo com Afonso Galvão, integrante da coordenação nacional do movimento, a campanha é desenvolvida nacionalmente pelo MPA e busca, além de oferecer produtos de qualidade, levar uma reflexão dos alimentos que estamos consumidos. “Essa ação tem também por objetivo levar a população a refletir de como nós estamos nos alimentado, qual a origem do alimento. É esse o debate que o movimento faz há cinco anos”, destacou.

Segundo Afonso, as cestas contendo vários itens todos oriundos da agricultura familiar e produzido sem a utilização de agrotóxicos, estão sendo comercializados sob encomenda nos municípios da região de Picos que a organização possui atuação.

Ainda de acordo o líder dos camponeses, também haverá comercialização na cidade de Teresina, capital do estado. Os pedidos podem ser feitos através de um Cart no Instagram da entidade, ou ainda pelos telefones de suas lideranças.

Esta 3ª Edição busca ainda fazer uma reflexão sobre como estamos nos alimentando e de onde vem este alimento, debates que o MPA vem realizando há anos.

“O Natal Sem Veneno é parte de um conjunto de ações que compõe o Plano Camponês, até chegarmos a soberania alimentar, livre de agrotóxicos” complementa Bruno. Num contexto em que o povo brasileiro é quem mais consome veneno no mundo, em média de 7,2 litros por pessoas, outro fator torna-se um alerta, o Brasil apresenta o maior incentivo legal e fiscal para seu uso. Dos 50 agrotóxicos mais usados no Brasil, 29 são proibidos no exterior, ou seja, o Brasil é o destino predileto dos agrotóxicos banidos em outros países, conforme a Campanha Nacional Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida.

FONTE: Grande Picos

Comentários

Artigos relacionados

Fechar