
Até a tarde desta quinta-feira (2), o Brasil já registrou 59 notificações relacionadas à intoxicação por metanol, conforme informou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante uma coletiva de imprensa. Desses casos, 11 já apresentaram a detecção laboratorial da substância. A maior parte das ocorrências foi registrada no estado de São Paulo, com 53 notificações, seguido por Pernambuco com 5 casos e o Distrito Federal com 1 caso.
Medidas do Ministério da Saúde
Em resposta à situação, o ministro anunciou que o Ministério da Saúde estabeleceu um estoque de etanol farmacêutico nos hospitais universitários federais, com a compra de 4.300 ampolas para reforçar o atendimento em centros de referência e unidades de saúde que ainda não dispõem do produto.
“Já temos um estoque desse produto, e estamos ampliando. Vamos chegar na compra de mais 4.300 ampolas, que estarão disponíveis a qualquer estado, qualquer centro de referência, qualquer unidade de saúde que não tenha esse etanol farmacêutico”, afirmou Padilha. O ministro destacou ainda que os estados que já possuem o etanol farmacêutico podem acionar os estoques concentrados nos hospitais universitários para suprir a demanda imediata.
O que é o metanol e como o etanol ajuda
O metanol, utilizado industrialmente em solventes e outros produtos químicos, é altamente tóxico quando ingerido. Ao ser metabolizado no fígado, o metanol é convertido em substâncias tóxicas que podem comprometer órgãos vitais, como o cérebro, a medula óssea e o nervo óptico, resultando em cegueira, coma e até morte. A intoxicação também pode levar a insuficiência pulmonar e renal.
O etanol farmacêutico é considerado o antídoto para a intoxicação por metanol, pois impede a conversão do metanol em ácido fórmico, uma substância ainda mais perigosa para o organismo.
Da Redação (Com informações do Meio News)







