DestaqueGeralNoticias

Inverno já dura 8 meses no Semiárido do Piauí

Apesar do longo período de chuvas, o inverno 2022 no Semiárido do Piauiense foi considerado inconsistente pela maioria dos agricultores.

Um fenômeno atípico que há muito não se tinha visto vem acontecendo no Semiárido Piauiense: o inverno que perdura faz 8 meses!

As chuvas que iniciaram em outubro do ano passado durante o BRO-bró [expressão que se refere à última sílaba dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro] não cessaram mais e em pleno mês de junho de 2022, as precipitações continuam.

Seu Manoel e Dona Hilda estão admirados com inverno de 8 meses no Semiárido – Foto: Jeremias Carvalho

“ANTIGAMENTE CHOVIA DE DEZEMBRO ATÉ MARÇO, ABRIL, OU MAIO, NO MÁXIMO. O RESTO DO ANO ERA DE SECA. ESTE ANO ESTÁ DIFERENTE. TODA A RAMA DA MATA AINDA ESTÁ VERDE E CONTINUA CHOVENDO”, DISSE BASTANTE ADMIRADO SEU MANÉ CHICA, IDOSO DE 75 ANOS, QUE MORA JUNTO COM A ESPOSA NA ZONA RURAL DE PIO IX.

Apesar do longo período de chuvas, o inverno 2022 no Semiárido do Piauiense foi considerado inconsistente pela maioria dos agricultores.

Em pleno mês de junho e o chão continua molhado no Semiárido Piauiense – Foto: Rocílio Rocha

“SÓ TIROU FEIJÃO MESMO QUEM ACERTOU A ÉPOCA DE PLANTAR O LEGUME, EU PLANTEI UMAS QUATRO VEZES, FIZ REPLANTA EM ALGUNS LOCAIS E MESMO ASSIM, MINHA SAFRA FOI PEQUENA. PELO MENOS TEM MUITA ÁGUA E PASTO PARA OS ANIMAIS”, DISSE SEU JOÃO, MORADOR DA ZONA RURAL DE SÃO JULIÃO – PI.

Alerta de chuvas no Piauí — Foto: Reprodução/Inmet

De acordo com a meteorologia, a previsão é que as chuvas ainda demore por mais um tempo no Piauí. Em todo o Estado, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua proporcionando instabilidades e chuvas.

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), informa que esse fenômeno conjuga suas nuvens com o calor e favorece ainda mais as instabilidades pluviométricas.

Flores da gitirana decoram o verde da mata do Semiárido Piauiense – Foto: Rocílio Rocha

 

Semiárido tem inverno atípico que perdura por longo 8 meses – Foto: Reprodução

 

Cantinga do Semiárido continua verde em pleno mês de junho – Foto: Reprodução

Fonte: Por Jeremias Carvalho/Portal É Notícias

Comentários

Artigos relacionados

Fechar