DestaqueEducaçãoGeralNoticias

Governo Federal prevê criação de 180 vagas em três novos cursos de medicina no Piauí

O documento tem abrangência nacional, com a seleção de algumas regiões de saúde. 

Foto: Luís Fortes/MEC

O Governo Federal planeja a abertura de três novos cursos de medicina no Piauí, com um total de 180 vagas. A iniciativa foi detalhada nesta quarta-feira (4) pelos ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS), durante uma coletiva em Brasília (DF).

Com base em um estudo do MS, foram selecionadas três regiões de saúde no estado. Pela medida, 96 municípios estão aptos a pleitearem a instalação dos novos cursos de medicina por meio de um edital que ainda será publicado em uma edição do Diário Oficial da União (DOU).

Ao todo, devem ser autorizados a abertura de até 95 novos cursos de medicina, com 5,7 mil vagas, em 1.719 municípios do país. A medida ocorre no âmbito da retomada do programa Mais Médicos, que visa ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

A medida visa dar resposta aos desafios identificados no diagnóstico realizado pelo MEC, com apoio do MS, de necessidade de formação médica com desconcentração regional. O documento tem abrangência nacional, com a seleção de algumas regiões de saúde.

“É fundamental que tenhamos como referência os vazios assistenciais, mas também a rede de saúde, que é a grande base do SUS. A nossa finalidade é o fortalecimento do Sistema nesse componente da formação médica de qualidade, com relevância e impacto social, obedecendo aos critérios que temos discutidos na Lei do Mais Médicos”, disse a ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante a coletiva.

Foram pré-selecionados os municípios em regiões de saúde com as seguintes características: 

  • Apresentar média inferior a 2,5 médicos por mil habitantes.
  • Possuir hospital com pelo menos 80 leitos.
  • Demonstrar capacidade para abrigar curso de Medicina, em termos de disponibilidade de leitos, com pelo menos 60 vagas.
  • Não ser impactado pelo plano de expansão de cursos de Medicina (aumento de vagas e abertura de novos cursos) nas universidades federais.

Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Fechar