DestaqueGeralNoticias

Livros sem uso podem gerar descontos na conta de energia no Piauí

A distribuidora de energia recolhe livros e outros materiais recicláveis. Para incentivar a medida, as doações são revestidas em desconto na fatura de energia.

Programa de reciclagem gera desconto na conta de energia — Foto: Divulgação

Plástico, alumínio, ferro, PVC, óleo de cozinha e até livros que estão em desuso, com edição ultrapassada ou rasuras, podem ser usados para gerar desconto na conta de energia, através do programa E+ Reciclagem da distribuidora Equatorial Piauí. Os valores por quilo variam de R$ 0,05 a R$ 2,60, dependendo do material.

A partir da quantidade de material depositado, um bônus é gerado para o cliente. Basta apresentar, no ato do descarte, a fatura de energia mais recente e um documento de identificação.

Rosa Cardoso é vendedora na Feira do Livro Usado de Teresina há 15 anos. Juntamente com outros comerciantes, reuniram mais de uma tonelada de papel para descartar no posto do E+ Reciclagem. O que teria o lixo como destino, acabou trazendo economia para todos.

“Estou gostando muito dessa iniciativa da Equatorial porque antes os livros em desuso não conseguíamos dar um destino e agora sabemos como descartar corretamente”, declara Rosa.

Gerente de Relacionamento da distribuidora, Luiz Carlos Cardoso, explicou qual o objetivo do programa. “O E+ Reciclagem é um projeto do Grupo Equatorial Energia que integra o Programa de Eficiência Energética da Aneel. Busca estimular práticas sustentáveis e a cultura da coleta seletiva, promovendo o descarte dos resíduos sólidos recicláveis de forma correta, gerando grande impacto positivo para a preservação do meio ambiente”.

O Programa E+Reciclagem está conectado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS – da ONU. A iniciativa é diretamente relacionada ao ODS 12 que visa a produção e o consumo sustentáveis, com foco em ações globais e locais, como alcançar o uso eficiente de recursos naturais. Neste objetivo, também estão incluídos o cuidado com resíduos sólidos e a diminuição da emissão de poluentes.

O primeiro posto de coleta do E+ Reciclagem no Piauí está instalado em um supermercado na Rua Jacinto Rufino Macedo, 1000, bairro São Raimundo, zona sudeste de Teresina. Na capital, um posto itinerante também circula semanalmente nos bairros Itaperu (segunda-feira), Dirceu I (terça-feira), Marquês (quarta-feira), Saci (quinta-feira) e Vermelha (sexta-feira).

FONTE: G1 PI

Comentários

Artigos relacionados

Fechar