BrasilDestaqueGeralNoticias

Lula pede punição a todos que participaram de atos no DF: “Não importa a patente”

"Eles serão punidos, afastados de suas funções e vão responder perante a lei", afirmou o presidente

Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta quarta-feira (18), a responsabilização de todas as pessoas que participaram dos atos criminosos do dia 8 de janeiro, em Brasília.

“Todos os que participaram dos atos golpistas serão punidos. Não importa a patente, não importa a força [de] que participe. Aqueles que participaram dos atos serão punidos, afastados de suas funções e vão responder perante a lei”, afirmou o presidente em entrevista ao canal Globo News, que fez a exibição nesta quarta.

O presidente relembrou que teve com os governadores e reforçou a necessidade de que o país volte à normalidade. “Os governadores estiveram aqui, foi um gesto forte, descemos a rampa. Foi muito importante. Espero que daqui para frente a gente volte a normalidade e não vamos permitir que continuem ofensas, ameaças e xingar as pessoas em qualquer lugar”, disse Lula ao mencionar a ocasião em que seu advogado Cristiano Zanin foi alvo de ameaças no aeroporto de Brasília na semana passada.

Questionado sobre a próxima reunião que terá com os comandos do exército, Lula afirmou que quer discutir o fortalecimento da Defesa no país.

“O Brasil tem uma fronteira muito grande e nós precisamos ter Forças Armadas preparadas e fortalecidas para cumprir a Constituição, a defesa do povo brasileiro. Por isso pedi que cada força me apresente o que precisa de estrutura. E não podemos politizar as forças armadas”, afirmou.

“Fui por oito anos presidente e convivi com as Forças Armadas, quero que a gente volte à normalidade. Quero que cumpram suas funções e não façam política. Quem quiser fazer política tira a farda, renuncie ao seu cargo e crie um partido político. Enquanto tiver nas forças armadas, na AGU, no Ministério Público, tem que cumprir sua função”.

Lula também falou sobre a escolha de José Múcio como ministro da Defesa e o chamou de amigo.

“Tenho dito ‘José Múcio é um amigo de muitos anos’. É uma pessoa que confio, de muita habilidade política por isso foi escolhido. É homem que sempre que pode tenta evitar conflito e tem gente que não gosta disso”.

FONTE: CNN Brasil

Comentários

Artigos relacionados

Fechar