DestaqueGeralNoticias

Agricultura familiar no Piauí emprega 77% dos trabalhadores

No tocante à produção animal, a agricultura familiar possui 81,03% dos estabelecimentos produtores e é responsável por 49,23% do valor total da produção.

No Piauí, a agricultura familiar emprega 77,36% dos trabalhadores do setor agropecuário, mas é responsável por apenas 12,35% do valor da produção vegetal e 49,23% do valor da produção animal do Estado.

A maior parte dos trabalhadores que atuam no setor agropecuário no Piauí são empregados por estabelecimentos de agricultura familiar: eles compõem 77,36% do total, conforme mostra o Censo Agropecuário 2017, divulgado na sexta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Dentre esses funcionários, 65,75% são homens e 34,25% são mulheres. Ainda há o dado de que 26.735 pessoas que atuam na agricultura familiar no Estado possuíam menos de 14 anos de idade, o que representava 5,15% do total de pessoas ocupadas na agricultura familiar.

Observa-se uma disparidade entre a quantidade de estabelecimentos da agricultura familiar e o valor da produção gerada por eles. Na produção vegetal, por exemplo, 81,46% dos estabelecimentos produtores no estado são de agricultura familiar, porém são responsáveis por apenas 12,35% do valor total da atividade no Piauí.

No tocante à produção animal, a agricultura familiar possui 81,03% dos estabelecimentos produtores e é responsável por 49,23% do valor total da produção. Na produção de caprinos a agricultura familiar se destaca com 82,06% dos estabelecimentos, responsável por 73,96% do valor total da produção do Estado. Contudo, no que diz respeito à produção de aves, 81,19% dos estabelecimentos são da agricultura familiar, mas só foram responsáveis pelo equivalente a 14,82% do valor total da produção desses animais.

A assimetria entre a quantidade de estabelecimentos e o valor de produção se deve às características gerais da agricultura familiar, que é desenvolvida em “pequenas áreas, possui baixa ou nenhuma mecanização e o trabalho é realizado em família – o que explica a existência de menores de 14 anos trabalhando”, analisa o coordenador operacional do Censo Agropecuário 2017 na Unidade Estadual do IBGE no Piauí, Pedro Andrade.

Foram considerados estabelecimentos de agricultura familiar no Censo Agropecuário 2017 aqueles que atendem às exigências da Lei 11.326: ser de pequeno porte (até 4 módulos fiscais), ter metade da força de trabalho familiar, a atividade agrícola no estabelecimento deve compor, no mínimo, metade da renda familiar e ter gestão estritamente familiar.

As informações obtidas na pesquisa subsidiam políticas públicas de caráter socioeconômico dos governos federal, estadual e municipal de apoio à atividade agropecuária, bem como fornecem dados que norteiam os investimentos do setor privado.

FONTE: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Fechar