DestaqueJaicósNoticias

Milhares de fieis católicos participam da tradicional Missa do Morros dos Três Irmãos em Jaicós

Na manhã desta quinta (03), milhares de fieis católicos de Jaicós e de municípios vizinhos subiram o Morro dos Três Irmãos, situado a cerca de 18 km da cidade de Jaicós,  para participar da tradicional Missa da Venerada Santa Cruz, evento religioso realizado neste dia 03 de maio, feriado municipal.

A santa missa foi presidida pelo Bispo Dom Plínio e concelebrada pelo padre Antônio Mendes, pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês e padres Edivaldo Santos e Francisco Pereira Borges. O evento religioso é um dos mais tradicionais do município e se destaca pela grande participação popular e pelas manifestações de fé e devoção dos fiéis.

HISTÓRIA DA MISSA
A celebração que reúne milhares de pessoas todos os anos e teve início em 1919, quando o Pe. Miguel Reis Melo presidiu a 1ª Missa aos pés do cruzeiro instalado por dois missionários, em 1917, e desde então atrai centenas de fiéis. Mas segundo informações, as pessoas já subiam ao topo do morro muito antes disso, fazendo preces, louvando e agradecendo pelos graças alcançadas.

Mais tarde, em 03 de maio de 1959, o Pe. Mariano da Silva Neto levou em procissão realizada da Matriz de Nossa Senhora das Mercês, no centro de Jaicós, até o topo do Morro dos Três Irmãos a imagem do Cristo Crucificado que ornamenta a pequena capela erguida no local.

Durante 20 anos não houve a festa da Venerada Santa Cruz, pois em 1978 foi decidido pelo Vigário Ecônomo da paróquia, Pe. André Fillipi, auxiliado por membros da Equipe Pastoral e do Conselho Paroquial, que não haveria mais o festejo por a festa estar perdendo o caráter religioso, sendo retomada apenas em 1996, pelo P. Gregório Leal Lustosa, então Vigário Paroquial.

ORIGEM DO NOME
O nome curioso dado às elevações rochosas é justificado por diversas histórias populares. A versão mais circulada é que três jovens irmãos vindos de Patos, cidade vizinha, estariam caçando na região e perderam-se. Após intensa busca, foram encontrados apenas os corpos dos rapazes que morreram de fome e sede, sendo sepultados ali mesmo e no local teriam surgido as elevações.

Da Redação

Comentários

Artigos relacionados

Fechar