DestaqueGeralNoticias

No PI, um em cada sete eleitores está com o título cancelado; saiba como regularizar

Faltam apenas oito meses para que os eleitores piauienses se dirijam às urnas para eleger os vereadores, os prefeitos e os vice-prefeitos dos 224 municípios piauienses.

Uma reportagem divulgada no Piauí TV 1ª edição, nesta sexta-feira (06/03), falou sobre a quantidade de títulos eleitorais cancelados no Piauí. Segundo estimativa da Justiça Eleitoral, 1 em cada 7 piauienses está com o título cancelado. Isso dá aproximadamente 350 mil títulos irregulares.

Faltam apenas oito meses para que os eleitores piauienses se dirijam às urnas para eleger os vereadores, os prefeitos e os vice-prefeitos dos 224 municípios piauienses. No entanto, para votar nas eleições de outubro próximo, o eleitor deve normalizar sua situação até o dia 6 de maio (151 dias antes do pleito), segundo o Calendário Eleitoral 2020.

Mais de 100 mil piauienses tiveram o título cancelado em 2019 (Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas)

DATA-LIMITE

Dia 6 de maio também é a data-limite para o cidadão procurar o cartório eleitoral para tirar o primeiro título e pedir transferência de domicílio eleitoral, estando apto a exercer o direito de voto.

A partir do dia 7 de maio até o final da eleição, o Cadastro Eleitoral ficará fechado – período em que nenhuma alteração poderá ser efetuada no registro do eleitor –, sendo permitida somente a emissão da segunda via do título. Esse prazo é importante para que a Justiça Eleitoral tenha um retrato fiel do eleitorado que participará do pleito.

FONTE: Oito Meia

Comentários

Artigos relacionados

Fechar