DestaqueNoticiasRegião

Piauí registra 1ª morte por dengue em 2024 em Bom Jesus; outro óbito está sendo investigado na cidade

Por meio de nota, a Prefeitura de Bom Jesus reforçou que segue com ações preventivas em vigor desde novembro de 2023, quando foi criado o Comitê de Enfrentamento à Dengue no município.

Larvas do mosquito da dengue — Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) e o Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, localizado em Bom Jesus, 608 km ao Sul de Teresina , confirmaram o registro da primeira morte por dengue no estado em 2024. O paciente, de 51 anos, era residente do município. Além disso, um segundo óbito ainda está sob investigação por suspeita também de dengue.

Em resposta a essa situação e ao contínuo aumento da notificação dos casos, a Sesapi informou que estão sendo realizadas reuniões técnicas no município com o apoio da equipe de nível central, com o objetivo de reduzir os casos de dengue.

Foi recomendada uma intensificação do trabalho de mobilização em âmbito municipal, com orientações aos moradores e envolvimento dos agentes de endemia, de limpeza pública e dos agentes comunitários de saúde. O manejo adequado no atendimento ao paciente e na eliminação de criadouros foi destacado como uma das ações mais eficazes no controle das arboviroses.

Por meio de nota, a Prefeitura de Bom Jesus reforçou seu empenho no combate ao mosquito Aedes aegypti, com ações preventivas em vigor desde novembro de 2023, quando foi criado o Comitê de Enfrentamento à Dengue no município.

“A atuação é pautada na prevenção e atendimento primário de pacientes infectados pelo mosquito, com a realização de mutirões de limpeza para evitar possíveis focos da doença, além da passagem do carro fumacê pelos bairros da zona urbana e rural do município e a instalação do ambulatório para o acompanhamento de pessoas com sintomas”, disse.

Aumento de casos

No mesmo bimestre, casos de pacientes com zika e chikungunya reduziram. Os dados são do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

G1 PI
Comentários

Artigos relacionados

Fechar