DestaqueNoticiasRegião

PI: Sete mil pessoas de 33 cidades podem perder prazo de 2ª dose

O levantamento é da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) que calculou um total quase 900 municípios em todo o país que ficaram sem vacina para aplicação da segunda dose no prazo estipulado pelo informe do imunizante.

FOTO: Reprodução

Pouco mais de sete mil piauienses, que já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19, estão correndo risco de não terem suas imunizações completadas. É que está faltando CoronaVac em 33 cidades do Estado, onde essas pessoas vivem. O levantamento é da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) que calculou um total quase 900 municípios em todo o país que ficaram sem vacina para aplicação da segunda dose no prazo estipulado pelo informe do imunizante.

Esse número de cidades piauienses sem a segunda dose representa quase 15% do total. A maioria delas, alegou que ficou sem doses por terem seguido as diretrizes do Governo Federal com relação à vacinação. Primeiro, o Ministério da Saúde havia determinado que não fosse feita a reserva da segunda dose. Agora, a pasta voltou atrás, e o ministro Marcelo Queiroga informou que a nova recomendação é de que seja feita a reserva, tendo em vista os atrasos no fornecimento de insumos e imunizantes.

Municípios piauienses que estão com falta da 2ª dose, mais a cidade de  AmaranteMunicípios piauienses que estão com falta da 2ª dose, mais a cidade de  Amarante

Entretanto, a situação é grave e já chamou a atenção dos órgão de saúde do Estado. O Conselho das Secretárias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) afirmou ter conhecimento da carência de vacina, especialmente da CoronaVac. Segundo Leopoldina Cipriano, vice-presidente do órgão, em algumas cidades o prazo limite, que é de 28 dias, para a aplicação da segunda dose do imunizante já até passou. Porém, a dirigente do órgão acredita que tudo esteja solucionado, no máximo, em uma semana.

“Por descompasso no cronograma de entrega por parte do Ministério da Saúde, ocorreram os atrasos de novos lotes. Mas, estamos atentos e empenhados para que todos tenham suas necessidades atendidas”, disse a dirigente, ressaltando que já houve, inclusive, uma compactuação entre o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde para que a vacina chegue. “O comprometimento e foi feito e cobraremos”. Pontuou.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) também está ciente da situação e tenta tranquilizar a população. “Já emitimos uma nota técnica sobre o assunto e estamos em conversação com os Conselhos e o Ministério da Saúde para que tão logo que as doses cheguem no Estado, o que deve ocorrer nos próximos dias, elas sejam encaminhadas imediatamente para as cidades, afim de quem as secretarias municipais concluam o esquema vacinal”, afirmou Hérlon Guimarães, superintendente da Sesapi.

VEJA NOTA TECNICA NA ÍNTEGRA

Em meio ao atraso, chegou ao Piauí mais um lote de imunizantes contra a Covid-19. A remessa, com 71.650 doses, desembarcou no aeroporto de Teresina, nesta sexta-feira (30). O lote, que é o 15º que chega ao Estado, tem 70,2 mil doses da AstraZeneca, e serão utilizadas para a primeira dose de 48% do grupo de 60 a 64 anos e para 6% do público de forças de segurança e salvamento e para as forças armadas. Outras 1,4 mil doses são da CoronaVac, porém destinada a vacinação 1% dos idosos de 60 a 64 anos.

Até está sexta-feira, o vacinômetro da Sesapi contabilizava 756.012 doses aplicadas em todo o estado, das 785.480 doses recebidas pelo Ministério da Saúde. Ao todo, foram 412.268 primeiras doses aplicadas e 209.474 segundas doses. Em termos percentuais, O Piauí já vacinou 12,56% da população com a primeira dose e somente 6,38% com a segunda, ou seja, de cada 100 piauienses apenas seis estão completamento imunizados até o momento.

FONTE: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Fechar