DestaqueNoticiasPolítica

Alepi homenageia Centenário de Humberto Reis da Silveira, “Parlamentar mais longevo das Américas”

Sessão Solene exalta legado histórico do ex-deputado estadual, recordista com 50 anos de parlamento e participação em três constituintes piauienses.

Reprodução

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou na manhã desta quarta-feira (28) uma sessão solene para celebrar o centenário de nascimento do ex-deputado estadual Humberto Reis da Silveira. A solenidade, presidida pelo deputado Severo Eulálio (MDB), foi proposta pelo deputado Wilson Brandão (Progressistas), que destacou o inestimável legado histórico do parlamentar homenageado.

“Humberto representa uma das grandes estrelas que passaram pelo Poder Legislativo desde 1835. Deputado por mais de 50 anos, recordista no Brasil, homenageado no Canadá como o parlamentar mais longevo das Américas, ele foi tudo o que se pode ser nesta Casa”, salientou Wilson Brandão. O deputado também ressaltou que Humberto Reis foi o único a participar de três constituintes estaduais: em 1947, 1969 e 1989.

O presidente da Alepi, Severo Eulálio, também exaltou a figura de Humberto Reis, descrevendo-o como um “homem de compromisso, que honrava sua palavra, sempre com altivez e simplicidade”. Eulálio complementou: “Ninguém permanece 50 anos no parlamento sem essas qualidades. A TV Assembleia e a Fundação que levam seu nome são homenagens merecidas.”

Representando a família, o neto Rômulo Silveira falou com emoção sobre a trajetória do avô. “Foram 13 mandatos, iniciados aos 21 anos, logo após o Estado Novo. Acima de tudo, ele foi um grande homem. Sempre que ouvimos seu nome, ouvimos também histórias de grandeza. Hoje, reencontramos muitos amigos dele que nos trazem essas lembranças com carinho.”

O ex-governador Freitas Neto, que conviveu com o parlamentar por décadas, também prestou sua homenagem. “Humberto era fiel aos amigos e às suas bases, conhecia profundamente a política do Piauí e do Brasil. Conversar com ele era sempre um aprendizado”, declarou.

O ex-deputado Tomaz Teixeira emocionou os presentes ao relembrar o simbolismo das palavras de Humberto em seus últimos dias: “Disse que não queria ser enterrado deitado, queria continuar em pé. Isso não era um homem comum, era uma alma edificante, de respeito.”

A sessão solene reuniu diversas autoridades e personalidades que conviveram com Humberto Reis, incluindo os senadores Elmano Férrer e João Vicente Claudino; o conselheiro do TCE Kleber Eulálio; o desembargador José Gomes Pereira; o ex-governador Freitas Neto; representantes da Academia Piauiense de Letras, do Judiciário, do Ministério Público, da OAB-PI, além de prefeitos, vereadores, familiares e amigos, que juntos celebraram a memória de um dos mais notáveis políticos do Piauí.

Da Redação (Com informações da Alepi)

Comentários

Artigos relacionados

Fechar