
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (25), a Operação Contrato Simulado, que apura um esquema de desvio de recursos públicos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Picos, no Sul do Piauí. A ação é realizada em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Receita Federal, e cumpriu oito mandados de busca e apreensão nos estados do Piauí e Ceará. O prejuízo estimado aos cofres públicos é de R$ 3,5 milhões.
As ordens judiciais foram expedidas pela 3ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Piauí, que também autorizou o bloqueio e sequestro de bens dos investigados, no valor equivalente ao desviado.

Segundo a CGU, as investigações começaram após auditorias em processos licitatórios realizados pela Secretaria Municipal de Saúde de Picos, entre os anos de 2021 e 2023. Os contratos envolviam uma cooperativa de serviços médicos, que atuava, na prática, como mera intermediadora de mão de obra — o que caracteriza a simulação contratual que dá nome à operação.
As apurações indicam que havia fraudes em pregões eletrônicos, com controle prévio dos vencedores, superfaturamento e escoamento dos valores públicos por meio de empresas de fachada, laranjas e operadores financeiros.
Foram identificados indícios de pagamento de propina, uso de planilhas manipuladas, saques em espécie e fracionamento de valores. A Receita Federal também apontou a existência de patrimônio oculto, reforçando suspeitas de lavagem de dinheiro.
Entre os investigados estão servidores públicos, agentes políticos e empresários. Eles podem responder por crimes como fraude em licitação, corrupção, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.

As diligências ocorreram nas cidades de Teresina (PI), Fortaleza e Eusébio (CE), com a participação de 32 policiais federais, 14 auditores da Receita Federal e três servidores da CGU. Também foram apreendidos veículos, eletrônicos e documentos.
A empresa investigada teria recebido valores indevidos por serviços que não prestava efetivamente, impactando diretamente na qualidade da assistência em saúde para a população de Picos, que tem cerca de 83 mil habitantes.
Da Redação (com informações da PF e do Portal O Dia)







