A Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro (Casa Apis), sediada em Picos, no Sul do Piauí, sofreu um revés significativo neste sábado (12), com o cancelamento de uma exportação de 95 toneladas de mel orgânico para os Estados Unidos. O motivo foi a preocupação com a nova tarifa de 50% sobre produtos brasileiros anunciada pelo presidente norte-americano Donald Trump, prevista para entrar em vigor no dia 1º de agosto.
Segundo a Casa Apis, o tradicional cliente norte-americano suspendeu a compra temendo que a carga chegue aos EUA já sob a nova taxação, apelidada de “tarifaço”. A exportação sairia do Porto do Pecém, no Ceará, após o transporte terrestre de mais de 500 km desde o Piauí.

“Fomos pegos de surpresa”, lamentou o presidente da Casa Apis, Sitônio Dantas. “Ontem (11), no final da tarde, infelizmente recebemos o comunicado dos nossos clientes mandando suspender os embarques. Foi um cliente que é parceiro nosso há muitos anos”, disse.
Atualmente, cinco contêineres já estão no Porto do Pecém, com despacho aduaneiro concluído, aguardando apenas o embarque. Outra carga, que seria enviada ao porto nesta segunda-feira (14), também foi suspensa até que a situação se resolva.
“Nossa representante nos EUA está tentando negociar com esses clientes, devido à relação de amizade que temos, para ver se conseguimos, pelo menos, embarcar os contêineres que já estão no porto”, acrescentou Sitônio.
Prejuízo logístico e ameaça à produção
A Casa Apis já comercializou cerca de mil toneladas de mel em 2024, com previsão de dobrar o volume até o fim do ano. A suspensão coloca em risco contratos firmados e impacta diretamente cooperativas e pequenos produtores da agricultura familiar.
“O impacto é grave para nós, que somos pequenos produtores. O custo logístico é alto e essa suspensão penaliza toda a cadeia. Os consumidores americanos também serão afetados, pois terão mais dificuldade para encontrar mel orgânico de qualidade”, alertou Sitônio.
Brasil é líder mundial na exportação de mel orgânico
Os Estados Unidos são o principal destino do mel brasileiro, absorvendo cerca de 80% da produção nacional. Apesar de não ser o maior produtor, o Piauí lidera as exportações em 2024, consolidando o Nordeste como referência na produção de mel orgânico.
“O Brasil se especializou na produção de mel orgânico, especialmente no Nordeste, que hoje é o principal polo dessa atividade no mundo. Somos líderes globais na exportação desse produto”, destacou o presidente da Casa Apis.
O cancelamento acende um alerta para a necessidade de diversificação dos mercados consumidores e de estratégias que reduzam a dependência do setor em relação ao mercado norte-americano.
Da Redação (Com informações do 180 Graus)







