GeralNoticias

Ministra lança Plano de Desenvolvimento do Matopiba em Teresina

A  Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, estará em Teresina na tarde desta quinta-feira (14), para lançar o Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba. A solenidade contará com a presença do governador Wellington Dias e será realizada no auditório do Ceir, às 15h.

Cerrado: região de maior produção de grãos do Piaui(Foto:Arquivo CCom)
Cerrado: região de maior produção de grãos do Piaui (Foto:Arquivo CCom)

Na ocasião, o governador fará uma apresentação sobre as potencialidades dos estados do Piaui, Maranhão, Bahia e Tocantins relacionadas ao agronegócio, incluindo irrigação, termelétricas, gás, petróleo e energias renováveis como a eólica.

A presidente Dilma sancionou, no último dia 6 de maio, o decreto de criação da Agência de Desenvolvimento do Matopiba, englobando os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento econômico destas regiões, incluindo tanto grandes como os pequenos produtores, de forma sustentável e de forma integrada na região.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, avalia a iniciativa como uma grande chance para o desenvolvimento do Piauí. “Com o investimento neste território, que no Piauí corresponde a aproximadamente 8 milhões de hectares e abrange 31 municípios, temos a chance de impulsionar a produção de pequenos, grandes e médios produtores de frutas, grãos, ovinos, bovinos, caprinos, peixes e outros, além de atender questões que vão melhorar a infraestrutura. A Agência também vai cuidar de energia e estradas. Como por exemplo, poderá estar incluído neste projeto a conclusão da rodovia Transcerrado e da regularização fundiária. É uma grande perspectiva para impulsionar o desenvolvimento desta região”, concluiu Limma.

Matopiba

O Matopiba, cujo nome é um acrônimo formado com as iniciais dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, é considerado a última fronteira agrícola mundial e atualmente representa cerca de 10% da produção de grãos no Brasil. É estratégico para a ascensão social dos pequenos produtores locais e para o incremento da produção sustentável e da exportação agropecuária do país.

CCOM

Comentários
Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar