Política

Elmano Férrer pede no Senado ações para minimizar a seca no Piauí

Preocupado com a seca que atinge a região semi-árida do Piauí, o senador Elmano Férrer (PTB-PI), afirmou hoje (12) em discurso no Plenário que a Barragem Petrônio Portela, responsável pelo fornecimento de água para 80 mil pessoas que vivem em São Raimundo Nonato e região, está com apenas 10% de sua capacidade total.

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Ele, no entanto, reconheceu os avanços obtidos ao longo dos anos com a adoção de medidas que minimizaram os efeitos da seca, entre elas a construção de barragens e açudes.

— Só que muitas medidas são apenas paliativas e, por isso mesmo, insuficientes para permitir que as pessoas possam conviver com a seca de forma menos sofrida — acrescentou.

Ele também sugeriu uma ação conjunta de vários órgãos do governo para enfrentar o problema:

— Que nos unamos no sentido de fazermos uma ação concentrada, liderada pelo Ministério da Integração Nacional, com órgãos como o Dnocs, a Codevasf, a Sudene e a participação efetiva do Banco do Nordeste, dos bancos oficiais, como o Banco do Brasil, as universidade regionais, sobretudo aquelas que estão na nossa região semi-árida.

O senador Elmano Férrer também lamentou a morte do padre Manoel Lira Parente, aos 96 anos, ocorrida no último domingo (13).

— Ex-prefeito da cidade de São Raimundo Nonato, o padre Lira lutou por medidas que permitissem o sertanejo enfrentar as dificuldades geradas pela seca. Ele também ajudou a fundar o município de Dom Inocêncio, que administrou por três mandatos e onde erradicou o analfabetismo — disse.

Crise

Elmano Férrer também falou da crise que afeta o Brasil e disse compreender o desencanto que tomou conta das ruas do Brasil, que se manifesta em desesperança, desânimo e perspectiva negativa entre a população.

Para ele, parte dessa insatisfação foi gerada pela incapacidade que as autoridades tiveram de interpretar as manifestações de junho de 2013, espontâneas e sem bandeira partidária.

Mesmo assim, ele acredita que o país tem condições de sair da crise.

“E sair da crise à luz dos princípios democráticos, da nossa Constituição, do sentido de compreensão, diálogo e entendimento da própria sociedade, da sociedade com o Estado, da sociedade com a política, com os políticos e os poderes da República.”

Fonte: Agência Senado

Comentários

Artigos relacionados

Fechar