DestaqueJaicós

Povoado Várzea Queimada em Jaicós recebe a Expedição Garupa Chapada do Araripe

IMG_5971

O povoado Várzea Queimada, localizado no município de Jaicós (358 km de Teresina), que reúne uma comunidade de artesãos, está recebendo a Expedição Garupa Chapada do Araripe, mais uma ação idealizada pelo designer Marcelo Rosenbaum, através do projeto A Gente Transforma (AGT), que está em curso no povoado desde o ano de 2012.

A expedição, que está sendo realizada por meio de uma parceria entre o AGT, a Garupa (Organização Social de interesse Público- OSCIP) e a Fundação Casa Grande, teve início na última quarta-feira (13) e se estende até o domingo (17).

“A expedição é uma continuidade do projeto que nasceu há quatro anos atrás. E agora, em parceria com a Garupa, que é uma ONG de São Paulo que faz um olhar para o turismo de base comunitária, estamos objetivando colocar Várzea Queimada nessa possibilidade de hospedar visitantes na casa da própria comunidade, inclusive para o seu desenvolvimento e troca de experiências”, disse Marcelo Rosenbaum.

A consultora em implementação de negócios sociais e especialista em turismo comunitário, Mônica Barroso, é quem está liderando a expedição, da qual 31 pessoas estão participando. Entre elas está o especialista em comunicação para turismo, Eduardo Cordeiro, da equipe da Garupa, e cinco integrantes da Fundação Casa Grande, de Nova Olinda, Ceará.

“Esta expedição tem o objetivo de construir junto com a comunidade de Várzea Queimada, através de uma vivencia prática, um modelo de turismo de base comunitária para que eles possam começar a se estruturar para receber visitantes, ressaltou Mônica.

Segundo Mônica, após a expedição será realizada em São Paulo, uma oficina entre os participantes da viagem e os parceiros, para a partir do que a comunidade decidir, serem discutidas as próximas etapas e o apoio à continuidade do projeto.

O projeto A Gente Transforma (AGT) teve início na Várzea Queimada em 2012, quando uma esquipe de designers, juntamente com os artesãos desenvolveram as coleções Toca Palha e Toca Borracha, que foram tema do São Paulo Fashion Week daquele ano, e expostas no Salão do Móvel de Milão, conceituado evento de design.

No mesmo ano, foi construído no povoado um centro comunitário nomeado de “Toca das possibilidades”, que foi projetado em conjunto pelos artesãos locais e a equipe do AGT.

CONFIRA FOTOS : 

POR : Josely Carvalho / Noticiei

Comentários
Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar