DestaqueJaicós

Jaicós: ABAE realiza simpósio voltado à pessoa com deficiência

Noticiei 2IMG_7483

Na tarde da última quinta-feira (24/03), foi realizado na Câmara Municipal de Jaicós, o primeiro simpósio promovido pela  Associação Beneficente Anjos da Esperança (ABAE), que teve como tema “ Evasão na escola da pessoa com deficiência”.

“Temos 31% da população do município de Jaicós que possui algum tipo de deficiência, cerca de 5 mil pessoas, mas dentro da sala de aula só temos 50 pessoas inscritas no BPC (Benefício de prestação continuada), a evasão é muito grande, então, um dos objetivos do nosso trabalho é poder acompanhar as pessoas que estão em sala e as que estão fora, e saber o porque da falta de acesso a escola”, ressaltou Katiúcia Dantas, presidente da ABAE.

Noticiei 2IMG_7444

Marcelus Vinícius Pontes, 2º secretário da Associação, também falou sobre a importância do evento “Esse movimento popular, essa busca é para reivindicar  nossos direitos. E esse simpósio é de informação e orientação, mas também de motivação. Todos os integrantes da ONG estão em busca de fazer as pessoas se sensibilizarem pelo coletivo”, destacou.

Noticiei 2IMG_7476

No decorrer do simpósio foram ministradas quatro palestras, a primeira teve como tema “Preconceito da pessoa com deficiência” e foi apresentada pelo coordenador geral do Núcleo Nacional dos Sentinelas Guardiões dos Direitos Humanos Sem Fronteiras (SGDHSF), Roberto Trindade.

“O preconceito pode ser demonstrado de várias maneiras, basta um olhar, palavra ou gesto. E a evasão da pessoa com deficiência no acesso a escola vem de varias formas, desde a chegada a escola, sua condição de locomoção e até mesmo através de intervenção da  própria família. Mas todos nós temos direito à educação, e para a pessoa com deficiência não é diferente e a inclusão dela é que vai lhe proporcionar todo o direito de viver bem”, pontuou Roberto.

Noticiei 2IMG_7453

A assistente social Rosa de Araújo Soares, especialista em saúde mental e políticas públicas, discorreu sobre “A inclusão social da pessoa com deficiência no âmbito educacional”.

Noticiei 2IMG_7456

A Dra. Gekeyla Nogueira, graduada em terapia ocupacional, apresentou uma visão clínica do Terapeuta Ocupacional na inclusão escolar da pessoa com deficiência, e o psicopedagogo Lairson do Nascimento falou sobre a importância da intervenção psicopedagógica e neuropsicopedagógica como perspectiva de aprendizagem para o desenvolvimento do ser humano.

Noticiei 2IMG_7468

Noticiei 2IMG_7464

Segundo Katiúcia, outro projeto da  ABAE, que está em andamento, voltado para a pessoa com deficiência é a criação de um Centro de Reabilitação no município de Jaicós. “Recentemente conseguimos nosso registro e o próximo passo é a abertura de uma conta jurídica para que seja feita a doação de um terreno, mas por enquanto já enviamos um ofício para o secretário de estado , com o pedido de um prédio provisório do estado para que possamos dar início ás nossas atividades, antes mesmo da construção do centro”, informou.

 

CONFIRA MAIS FOTOS :

Noticiei 2IMG_7501 Noticiei 2IMG_7500 Noticiei 2IMG_7391 Noticiei 2IMG_7395 Noticiei 2IMG_7407 Noticiei 2IMG_7414 Noticiei 2IMG_7417 Noticiei 2IMG_7419 Noticiei 2IMG_7423 Noticiei 2IMG_7473 Noticiei 2IMG_7474 Noticiei 2IMG_7491 Noticiei 2IMG_7492 Noticiei 2IMG_7493 Noticiei 2IMG_7499

 

POR : Josely Carvalho / Noticiei

Comentários
Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar