DestaqueJaicósRegião

Projeto Viva o Semiárido é lançado em Jaicós

 

Noticiei 2IMG_8011

Na manhã da última sexta-feira (15/04) foi realizado no município de Jaicós, no Auditório da Secretaria de Assistência Social, o lançamento do Projeto Viva o Semiárido (PVSA), realizado através do Governo do Estado e da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) em parceria com outras instituições.

“Estamos no momento de lançamento do Projeto Viva o Semiárido no município de Jaicós, no ano de 2015 lançamos em 12 municípios que compreende o Vale do Guaribas e agora estamos lançando em mais dois municípios Alagoinha e Jaicós. Estamos aqui para mostrar e apresentar para as pessoas presentes, presidentes de associações e cooperativas o  Viva o Semiárido e colocar o Governo do Estado com esse programa a disposição para elaboração de planos de negocio. Temos a intenção de que Jaicós, as associações pleiteiem os planos e façam o mais rápido possível para que os agricultores sejam beneficiados” ressaltou José Manoel de Oliveira, coordenador regional do projeto.

Noticiei 2IMG_8012

O projeto, que está sendo realizado em diversas cidades do Semiárido Piauiense, tem o objetivo de reduzir a pobreza, aumentar a produção e melhorar o padrão de vida das populações com maior nível de carência social e econômica, através do incremento das atividades produtivas predominantes, da geração de renda e do fortalecimento organizacional das famílias rurais, financiando  investimentos produtivos rurais, assistência e capacitação técnica, qualificação profissional e educação contextualizada para convivência com o Semiárido.

Serão beneficiados 89 municípios de 4 territórios. 15 municípios no Vale do Sambito, 39 no Vale do Rio Guaribas, 17 no Vale do Rio Canindé e 18 da Serra Capivara.

As principais ações do PVSA são voltadas para o desenvolvimento produtivo, através da organização de associações e beneficiários, de assistência técnica e financiamento de investimentos produtivos(Plano de Negócio) e para o desenvolvimento social e humano, compreendendo a educação contextualizada no Semiárido, educação técnica e vocacional dos jovens rurais e a comunicação e divulgação.

Segundo José Manoel, a média de recurso que pode ser aplicada no município é de 1 milhão. “Temos um montante de cerca de um milhão que pode ser aplicado. Dependerá muito do andamento das associações e dos técnicos que vierem elaborar os projetos, tudo isso da própria comunidade. Pois sabemos que muitas associações não estão em dia e isso dificulta”, informou.

Noticiei 2IMG_8045 Noticiei 2IMG_8009 Noticiei 2IMG_8010 Noticiei 2IMG_8042 Noticiei 2IMG_8039 Noticiei 2IMG_8038 Noticiei 2IMG_8002 Noticiei 2IMG_8037 Noticiei 2IMG_8027 Noticiei 2IMG_8015 Noticiei 2IMG_8017 Noticiei 2IMG_8021 Noticiei 2IMG_8022 Noticiei 2IMG_8011

 

POR: Josely Carvalho/Noticiei

Comentários
Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar