DestaqueJaicós

Tradicional Festa dos Morros será realizada nesta terça-feira (03) em Jaicós

FOTO: Portal PontoNet
FOTO: Portal PontoNet

Fiéis católicos de Jaicós e de vários municípios da região celebram na próxima terça-feira sexta-feira (03) a tradicional Festa dos Morros, evento religioso que reúne milhares de devotos e onde são presenciadas diversas demonstrações de fé e devoção.

A data de 03 de maio foi instituída feriado municipal no ano de 2006, através da aprovação de um Projeto de Lei Municipal, para homenagear a festa do Morro dos Três Irmãos, que segundo historiadores, teve início em 1919 com a celebração feita pelo Padre Miguel Reis Melo. A imagem do Cristo Crucificado que está na Capelinha construída no alto do Morro foi levada em procissão pelo Pe. Mariano da Silva Neto, no dia 03 de maio de 1959.

Tumulto na subida para o Morro dos Três Irmãos. FOTO: Portal PontoNet
Tumulto na subida para o Morro dos Três Irmãos. FOTO: Portal PontoNet

Durante o evento religioso no ano passado, vários problemas de falta de estrutura foram detectados devido a grande quantidade de fieis que a cada ano aumenta para participar da Festa. Em decorrência disso, a Paróquia Nossa Senhora das Mercês, iniciou uma campanha para arrecadação de donativos e materiais de construção, e um mutirão denominado “Amigos da Terra” trabalhou durante todo o ano nas obras de restauração e alargamento da escadaria que dá acesso ao  topo do Morro, local onde acontece a tradicional Missa da Santa Cruz.

Escadaria restaurada e alargada pelo mutirão "Amigos da Terra". FOTO: Reprodução
Escadaria restaurada e alargada pelo mutirão “Amigos da Terra”. FOTO: Reprodução

Além do tumulto durante a subida no ano passado, os fiéis reclamaram também da falta de segurança no local por não haver equipes de saúde, ambulância,  policiamento no local e o espaço destinado ao estacionamento não foi suficiente para a grande quantidade de veículos, o que causou congestionamento na saída após a festa, além da grande quantidade de lixo durante o festejo, pois as pessoas que estavam vendendo comida, água e bebidas no local não dispunham de lixeiros e não houve uma limpeza no local após o término da festa.

Muitas pessoas que participaram da festa religiosa em 2015 ressaltaram que um evento religioso desse porte e que há muito tempo faz parte do calendário festivo do Município merece mais atenção por parte da administração municipal.

Da Redação

 

Comentários
Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar