
Foto: reprodução youtube
A cidade de Picos perdeu um filho ilustre. Faleceu na noite desta última quarta-feira (24), por volta das 18h30min, o renomado pintor, Tácito Fontes de Moura Ibiapina, de 65 anos. “Cicito”, como era mais conhecido, veio a óbito no Hospital Memorial do Carmo, no Centro. Informações iniciais dão conta que ele teria falecido por conta de problemas respiratórios decorrentes de uma pneumonia.
Com mais de 100 exposições realizadas e obras presentes em acervos de 17 países, o artista plástico era famoso mundialmente pelas riquezas nos detalhes, semelhantes a fotografias, e os tons de luminosidades que davam um ar especial as paisagens do cotidiano nordestino retratadas constantemente em suas telas. Outro diferencial do artista era a técnica utilizada para fazer as pinturas. Ao invés de pincéis ele utilizava espátulas.
Considerado pelos críticos como pertencente à Escola Impressionista, “Cicito” contestava o rótulo. “Os críticos quando escreviam sobre o meu trabalho me chamavam de impressionista, mas eu não gosto muito de rótulos. A minha técnica é minha, eu criei a minha própria técnica, as minhas próprias cores e por causa das luzes e das cores foi encaixada no impressionismo”, explicou o artista plástico em entrevista concedida aTV Picos no ano de 2011.
Nas redes sociais os amigos lamentaram a morte do artista plástico natural de Picos. “Vá com Deus amigo. O senhor vai te receber de braços abertos. Vamos sentir muitas saudades, mas um dia vamos nos encontrar. O nosso eterno Tácito Ibiapina”, postou Leonarda Silva no Facebook. “Somos de Deus e a Ele retornaremos. Meus pêsames a família do grande artista picoense”, destacou também pelo Face, Joaquim Ernandes.
“A notícia triste de hoje é a morte do grande artista piauiense Tacito Ibiapina. O ‘deus da espátula e da luz’. Impossível não ficar hipnotizado diante da beleza, da magnitude e da técnica impressionista apurada de sua pintura. Uma perda imensa para a arte piauiense e brasileira”, lamentou Gilcie Memória França.
“Cicito” está sendo velado no salão de velórios da Funerária Santa Ana, na Rua Luís Nunes, próximo ao Hospital Regional Justino Luz. A missa de corpo presente acontece a partir das 16h00min, na igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios. Em seguida vai haver seu sepultamento no Cemitério São Pedro de Alcântara.
FONTE: Dia a dia picos








