DestaqueJaicós

Instituto Kairós realiza culminância do projeto “Terra do Galo: conhecer para valorizar”

O Instituto Kairós realizou nos dias 20 e 21/02 a culminância da segunda edição do Projeto “Terra do Galo: conhecer para valorizar” que tem como objetivo principal destacar e valorizar o patrimônio histórico-cultural do município de Jaicós, possibilitando que alunos, professores e toda a comunidade conheçam os traços culturais e históricos da cidade.

O projeto foi idealizado pela professora Elizângela Oliveira e é desenvolvido por todo o corpo docente e discente da instituição.

“Nossa história é muito rica. Somos o berço da educação da piauiense, aqui foi fundada a primeira escola regular do Piauí, a nossa história religiosa, a nossa parte da origem indígena, essas são coisas que nós precisamos valorizar. Então, eu quero preparar os meus alunos do Instituto Kairós para que eles se orgulhem, deem valor, amem cada vez mais a terra e quando perguntados sobre essas coisas que citei que eles possam responder com orgulho sobre a nossa história. A importância do projeto é conhecer a história de Jaicós desde os seus primórdios até hoje em dia, dar valor e ter orgulho de dizer eu sou jaicoense, eu amo a minha terra” ressaltou a professora Elizângela Oliveira.

No primeiro dia de culminância (20/02), os alunos do 5º ao 9º ano apresentaram os  resultados de pesquisas feitas por eles sobre  “as pessoas que dão nome ás ruas de Jaicós e as religiões na cidade. Os alunos também declamaram poemas de autores jaicoenses como Wanderson Wangley e José Solon, exibiram uma entrevista feita por eles sobre o artesanato do povoado Várzea Queimada, e como encerramento, os estudantes do 7º ano encenaram uma peça teatral com o tema “Vocabulário Jaicoense”.

Iniciando as apresentações do segundo dia, alunos do infantil homenagearam a vaqueijada dançando ao som da música “Canto do Vaqueiro” e a feira da cidade onde os alunos caracterizaram-se de figuras ilustres como Edilene Retrão e Denise Oliveira, a Escola de Música Jaime Lélis e o Reisado.

Em seguida, os alunos do 4º ano fizeram um jogral com versos do cordel “Jaicós, minha terra querida”, escrito por Elizângela Oliveira, e como apresentação de encerramento, em coral, os discentes do 6º ao 9º  ano entoaram a paródia “Meu lugar”, que também será apresentada durante a programação de aniversário da cidade.

Também como parte do projeto, em homenagem á feira livre de Jaicós, foi criada uma paródia da música “Feira de Mangaio”, de Clara Nunes e produzido um vídeo com a paródia e várias imagens da feira no município. O vídeo foi postado nas redes sociais e teve mais de duas mil visualizações e diversos compartilhamentos.

Segundo Elizângela, a Instituição também tem o intuito de construir um livro para registrar essas histórias e se tornar uma fonte de pesquisa.

CONFIRA FOTOS:

POR: Josely Carvalho/ Noticiei

Comentários
Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar