DestaqueJaicós

Cáritas Brasileira Regional do Piauí realiza avaliação do projeto P1+2 em Jaicós

A Cáritas Brasileira Regional do Piauí, realizou nesta sexta-feira (30/06) no salão Paroquial, em Jaicós, um encontro de avaliação das atividades que estão sendo desenvolvidas pelo projeto P1+2 no município. O projeto, que faz parte do programa “Uma terra e Duas águas”, é uma ação do Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido criado pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA).

Em Jaicós, 67 famílias de agricultores da Zona Rural foram beneficiadas através do programa com a construção de 28 cisternas de enxurrada, 33 cisternas calçadão e 6 barreiros de trincheira, ambos com capacidade para 52 mil litros de água.

São 28 cisternas de enxurrada, 33 cisternas calçadão e 6 barreiros de trincheira com capacidade para 52 mil litros, ou seja, todas as tecnologias já foram feitas, todo o processo de mobilização e capacitação, a entrega dos materiais de caráter produtivo, que é uma ajuda para o agricultor sobre a infraestrutura da propriedade, foram entregues. Está sendo entregue uma parte do insumo, que é semente para a criação de pastagens, e agora a gente está reunindo todos os agricultores para avaliar como foi executado o programa e prestar contas” informou o Coordenador Técnico da Cáritas, Raimundo Duvale Azevedo.

Segundo Raimundo Duvale, os resultados do projeto obtidos até o momento em Jaicós foram a construção do material e a avaliação positiva das famílias.

Os resultados obtidos até o momento foram a construção cem por cento do material e a contrapartida das família que foi positiva. E o que esperamos do projeto é que venham chuvas para ser armazenada a agua e que essas famílias possam utilizar essa água para plantio, criação de pequenos animais, que possam fazer um bom uso das tecnologias” ressaltou o Coordenador Técnico.

Programa Uma Terra e Duas Águas – P1+2

Com o intuito de ampliar o estoque de água das famílias, comunidades rurais e populações tradicionais para dar conta das necessidades dos plantios e das criações animais, a ASA criou em 2007 o Programa Uma Terra e Duas Águas, o P1+2. O nome do programa faz jus à estrutura mínima que as famílias precisam para produzirem – o espaço para plantio e criação animal, a terra, e a água para cultivar e manter a vida das plantas e dos animais. O P1+2 integra o Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido, da ASA. Esse programa-guarda-chuva congrega também o Programa Um Milhão de Cisternas, o P1MC.

Os objetivos do P1+2 são promover a soberania e a segurança alimentar e nutricional das famílias agricultoras e fomentar a geração de emprego e renda para as mesmas. A estratégia para alcançar esses objetivos é estimular a construção de processos participativos para o desenvolvimento rural do Semiárido brasileiro.

Seleção e cadastramento das famílias

Para ser contemplada, a família precisa atender a critérios como: ter renda per capita familiar de até meio salário mínimo; estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico); ter Número de Identificação Social (NIS); possuir cisternas de água para consumo humano; ser beneficiada ou vir a ser com prioridade no caso de extrema pobreza.

As famílias chefiadas por mulheres, com crianças de 0 a 6 anos, crianças frequentando a escola, pessoas com 65 anos ou mais e com deficiência física e/ou mental devem ser atendidas em caráter de prioridade.

Além disso, somam-se requisitos de produção de alimentos – lógica de produção (agricultura, pecuária, extrativismo) e as formas de manejo adotadas pelas famílias – e critérios técnicos relacionados à construção de tecnologias como características de solos, formação rochosa (cristalino, sedimentar, arenito), localização das implementações (tamanho da área, proximidade dos sistemas produtivos).

POR: Josely Carvalho/Noticiei

Comentários
Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar