DestaqueNoticiasRegião

1° Evento da Pauta Municipalista reúne prefeitos da região de Picos

Foi realizado na manhã desta sexta-feira, 04, no Centro de Treinamento Diocesano de Picos (CTD), o 1° evento “Pauta Municipalista: União e Fortalecimento”, que contou com a participação de prefeitos da região. Promovido pela empresa ATTIVA – Planejamento, Consultoria e Assessoria, o evento teve o apoio da Associação dos Municípios do Vale do Itaim (AMVI) e dos idealizadores da reativação da Associação dos Municípios da Microrregião de Picos (AMPICOS).

Segundo a proprietária da ATTIVA, Samara Martírios, o evento é importante para que os municípios consigam se fortalecer na busca por benefícios para a sua população. “Nós unimos os representantes de cada município para que eles possam se ajudar, trocar experiências, pois o trabalho mútuo fará com que eles possam crescer muito mais”, declarou.

Samara Martírios

Samara também declarou que dessa vez a AMPICOS conseguirá se fortalecer, pois os prefeitos estão conscientes da difícil situação pela qual passa o Brasi. Entendo que a união é a melhor forma de superar as dificuldades. “Eles estão se unindo com os demais para sair dessa situação difícil”, comentou.

O presidente da AMVI, prefeito de Caridade do Piauí Antoniel de Sousa Filho, o Toninho de Caridade, destacou que as associações regionais são importantes devido a dificuldade financeira enfrentada pelo Brasil. “As associações estão sendo recriadas para trabalharmos através de consórcios e não podemos fiar atrás”, declarou.

Toninho, prefeito de Caridade e presidente da AMVI

Toninho de Caridade declarou ainda que os municípios associados a AMVI estão unidos e recebendo assessoria técnica, como na educação, além da luta para restabelecer  os convênios com o governo federal. “Desejo que a AMPICOS também dê certo, pois teremos como lutar e baratear esses serviços de saúde e outros”, destacou.

Dentre os palestrantes do dia estão o deputado federal Júlio César (PSD) que se disse conhecedor das dificuldades pelas quais passam os prefeitos, por já ter sido gestor municipal. Ele frisou que o municipalismo é uma das suas principais bandeiras desde a sua primeira eleição para o Congresso Nacional em 1994. “Nós temos outro projeto que é o de criar uma Zona Franca no município de Picos a exemplo do que existe em Manaus – AM”, comentou.

O consultor da Confederação Nacional dos Municípios, atuarista Sérgio Aureliano, destacou em sua palestra como temática principal a legislação tributária, além das lutas pelo FPM e as pautas que os municípios lutam junto ao Congresso Nacional.

Participaram do evento o presidente da APPM, prefeito Gil Carlos, o vice-presidente da APPM, Jonas Moura (Água Branca), Toninho (Caridade), Edilson Brito (Vila Nova), Barroso Neto (Santa Cruz), Renato Pio (São Luís do Piauí), GD (Jacobina), Chico Pitu (Marcolândia), Agenilson Dias (Patos), João Vianney (Caldeirão Grande), Wesley Gonçalves (Aroeiras do Itaim), Edvardo Rocha (Sussuapara), Nonato Alencar (Francisco Macedo), Valdinar Silva (Padre Marcos), Neném de Edite (Jaicós), Zé Ulisses (Simões), Chico Carvalho (Massapê), Paulo Lopes (Itainópolis), Erivelto Barros (Bocaina), Jorismar Rocha (Alagoinha), Ademar Carvalho (Belém do Piauí), Mércia Abreu (São João da Canabrava), Neim (Campinas) e o vereador José Rinaldo Cabral Filho, o Rinaldinho (PMDB), representando o Pe. Walmir Lima (PT).

POR: Jailson Dias / Folha Atual

Comentários

Artigos relacionados

Fechar