DestaqueEconomiaNoticias

Tarifa de energia ficará mais barata a partir de hoje

A partir do dia 1° de setembro, o valor da tarifa de energia sofrerá alteração e deverá ficar menor este mês. Isso acontecerá por conta da mudança da bandeira tarifária, sistema que indica se a energia custa mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade.

Foto/Gabriel Torres

No mês de agosto estava sendo aplicada a bandeira vermelha, a mais cara, que cobra um acréscimo de R$ 3 para cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos. Agora será aplicada a bandeira amarela.

“A bandeira amarela é um pouco mais barata que a vermelha. Nela serão cobrados R$ 2 para cada 100 kWh. É uma mudança que pode ser leve, mas para os consumidores que utilizam muita energia, é mais impactante em sua conta”, explica o gerente de faturamento da Eletrobras Piauí, Glauco Rodrigues.

A mudança é uma determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e é avaliada de acordo com o custo da produção de energia a cada mês. “A alteração é feita a partir de um estudo de mercado, quando avalia como estão os custos de produção de energia. Então, os custos de produção são diretamente proporcionais aos acréscimos. Quanto mais cara a produção, mais cara a bandeira aplicada”, conta o gerente.

FONTE: Capital Teresina

Comentários

Artigos relacionados

Fechar