NoticiasRegião

Conselho Regional de Educação Física alerta sobre falso profissional

O Conselho Regional de Educação Física (CREF) da 15ª região vem traçando estratégias para aumentar a fiscalização nas academias em todo o Piauí e Maranhão.

Em Picos, o aumento número de academias e de profissionais de educação física requer um implemento nas ações de fiscalização.

Durante vistorias realizadas no ano passado, o CREF interditou 10 academias no município, devido irregularidades como falta de responsável técnico, instrutores formados e inscritos no conselho, problemas estruturais, entre outras irregularidades.

De acordo com o conselheiro do CREF da 15º região, João Ibiapino, em Picos o principal problema diz respeito ao exercício ilegal da profissão.

“Pessoas leigas ministrando aulas, entre elas estudantes de educação física. Existem pessoas que assim que entram no curso já começam a ministrar aulas. Outro problema diz respeito a questão da licenciatura e bacharelado, no caso da licenciatura o profissional é formando para dar aula na educação básica, encontramos muitos ministrando aulas em academias, o que é uma irregularidade”, explicou o conselheiro.

Por conta de o conselho abranger dois estados e ter um número de fiscais pequeno, o CREF opera verificando denúncias e aproveita para realizar fiscalizações.

Ao ser flagrado no exercício ilegal da profissão, as punições segundo o conselheiro podem ser de pagamento de multa, prestação de serviço comunitário ou reclusão de até três meses.

“Em Picos muitas academias forma fechadas por irregularidades, o problema é que quando o conselho vai embora elas retomam as atividades. Quando o conselho retornar essas pessoas irão responder judicialmente, caso não tenham se adequado às orientações estabelecidas pelos fiscais”, explicou João.

A população também é um importante aliado do CREF, podendo realizar denuncias de forma direta, através do site www.cref15.or.br ou através do telefone (86) 3221-2178.

“Ao contratar um personal ou entrar em uma academia é preciso verifica se o profissional possui o registro do  CREF, a boa orientação faz toda a diferença, procure um profissional habilitado”, concluiu o conselheiro.

FONTE: Picos 40 Graus

Comentários

Artigos relacionados

Fechar