DestaqueNoticiasPolítica

OAB-PI realizará debate com candidatos ao Governo do Estado e ao Senado

Em reunião com representantes de alguns portais noticiosos da capital, o presidente da OAB-PI, Chico Lucas, debateu o formato dos debates, divisão de blocos e as regras válidas. “Um dos espaços-chave das campanhas eleitorais são os debates eleitorais. Eles se tornaram ainda mais importantes para as eleições de 2018, tendo em vista as novas regras de campanhas: mais curtas e com menos gastos. Será uma oportunidade significativa para que os candidatos coloquem suas propostas aos eleitores”, disse.

Os debates estão sendo promovidos pelas Comissões de Direto Eleitoral e de Direitos Humanos da OAB e tem o objetivo de fazer com que os candidatos firmem o compromisso com questões ligadas aos Idosos, Pessoas com Deficiência, Mulher, Saúde, Previdência, entre outros temas de interesse da sociedade.

Cada debate será composto por cinco blocos, onde os candidatos deverão responder perguntas formuladas pelos representantes das Comissões Temáticas da OAB-PI e jornalistas, fazer perguntas entre si e apresentar suas considerações finais. A dinâmica varia para candidatos ao Governo e ao Senado.

Os portais ou demais meios de comunicação interessados em replicar o debate ao vivo poderão solicitar à OAB-PI o link de transmissão via internet. Cerca de 30 portais de Norte a Sul do Estado já demonstraram interesse pela parceria.

Estão confirmados: Elizeu Aguiar (PSL), Robert Rios (DEM), Antonio José Lira (PSL), Gervásio Santos (PSTU), Genival Oliveira (PSC), Flávia Barbosa (PRP), Jesus Rodrigues (PSOL), Ciro Nogueira (PP), Marcelo Castro (MDB), Lafayette Andrade (DC), Professor Fausto Ripardo (PCD), Quem-Quem (AVANTE), Frank Aguiar (PRB), Albetiza, Dr. Marcos (PTC), Paulo Henrique (Rede Sustentabilidade), Joaquim Saraiva (DC) e Wilson Martins (PSB).

No dia 18 de setembro, também às 16h, será a vez do embate de ideias dos candidatos ao Governo, com a participação dos sete candidatos com representatividade no Congresso Nacional, são eles: Valter Alencar (PSC), Wellington Dias (PT), Fábio Sérvio (PSL), Dr. Pessoa (Solidariedade), Luciano Nunes (PSDB), Professora Sueli (PSOL) e Elmano Férrer (Podemos).

Os debates contarão com cinco blocos e duração aproximada de três horas. Os candidatos terão que apresentar seus projetos sobre temas de cidadania, como Proteção a Mulher, População LGBTI, Educação, População Negra, Cultura, Pessoas com Deficiência, Meio Ambiente, Criança e Adolescente, Pessoa Idosa, Saúde, Esporte e Lazer, Emprego e Renda, Mobilidade Urbana, Moradia, Políticas sobre Drogas, Segurança Pública, Sistema Penitenciário e Pessoas em Situação de Rua.

Informações: OAB/PI

Comentários

Artigos relacionados

Fechar