DestaqueJaicósNoticias

Jaicoense, de Várzea Queimada, participa do 5° Seminário Internacional de Convivência com o Semiárido

O produtor agrícola e artesão jaicoense Martinho Barbosa está participando na cidade de Piranhas-AL, do 5° Seminário de Convivência com o Semiárido, que está sendo realizado no Centro Xingó, até o dia 30 de novembro de 2018.

A participação do morador de Várzea Queimada no Curso, se dá através do Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS) e do Designer Marcelo Rosenbaun, idealizador do Projeto “A gente Transforma”.

O curso tem 32 alunos participantes de vários países, além dos instrutores e convidados. O curso está estruturado em 5 módulos: 1 – Refletindo sobre o agora; 2 – Construindo juntos nosso futuro; 3 – Manejo florestal da caatinga; 4 – Viabilizando a permanência no meio rural por meio da agricultura resiliente: o caso das PANCs, e por fim, o módulo 5 – Trabalho final, que será desenvolvido a distância.

De acordo com Rosenbaum, o 5º Seminário de Convivência com o Semiárido no Centro Xingó foi uma iniciativa do iabs brasil, que reuniu os pensadores e protagonistas dessa mudança de paradigma e visão que inclui o bioma da Caatinga no radar do desenvolvimento sustentável desse Brasil que ainda tem pouca escuta, pesquisa e protagonismo nas políticas públicas de financiamento, preservação e conservação.
Rosenbaum definiu o seminário como uma rede potente e articulada, com muitos projetos para transformar essa terra povoada de resistência e sabedoria, através da união iniciativas científicas e experiencias de campo valiosas, construindo oportunidades para a humanidade.

“Estivemos lá junto com o Martinho, líder da mudança que já está transformando o território de Várzea Queimada em um lugar que já vejo abundante desde 2011 e cada dia mais, com seu propósito, força e consciência, em uma terra fértil, pra oferecer conhecimento e sabedoria para a humanidade, na Universidade dos Saberes de Várzea Queimada.

“Obrigado #IABS por tornar possível a nossa presença e a Morganna Mendes por tornar possível a participação de Várzea Queimada na presença do Martinho que segue em curso pelos próximos 15 dias no www.xingo.com.br #agentetransforma#varzeaqueimada”, agradeceu o designer em uma rede social.

Da Redação

Comentários

Artigos relacionados

Fechar