DestaqueGeralNoticias

Especialistas alertam para cuidados com eletricidade após 4 mortes por choque elétrico

Em uma semana, quatro pessoas morreram vítimas de descarga elétrica no Piauí, dentre as mortes, duas foram de adolescentes, outras duas de pessoas que faziam instalações em postes e residências sem equipamentos de segurança e nem autorização. Especialistas alertam para os cuidados no contato com a eletricidade.

“Se aquela pessoa não está devidamente equipada e autorizada a intervir na rede, ela está naturalmente exposta a riscos e eles podem causar desde queimaduras graves, inclusive óbito, infelizmente. Com a energia a gente sabe que não se pode brincar A pessoa pode ser presa, também, por tentar intervir sem autorização na rede”, disse Cosme Cesário, diretor de operações técnicas da Cepisa.

Vitório Azevedo, de 16 anos, morreu eletrocutado enquanto andava a cavalo, quando esbarrou em um fio. Outro homem foi encontrado sem vida ao lado de um aparelho de ar-condicionado, dentro de sua residência no bairro Memorare, Zona Norte de Teresina. No último domingo (9), um homem foi morto depois de sofrer uma descarga elétrica e cair de um poste, quando fazia instalações irregulares.

Cuidados fora de casa

São casos distintos envolvendo um único perigo, o choque elétrico. E é preciso que algumas ações preventivas sejam tomadas para que se tenha segurança dentro e fora de casa. Técnicos enfatizam sobre ligações irregulares.

Gerente de Operações do Sistema Elétrico da Cepisa alerta que só pessoas habilitadas podem intervir na rede elétrica. — Foto: Reprodução/ TV Clube

Gerente de Operações do Sistema Elétrico da Cepisa alerta que só pessoas habilitadas podem intervir na rede elétrica. — Foto: Reprodução/ TV Clube

“A gente precisa destacar que só pode intervir na rede elétrica da distribuidora de energia quem é habilitado para tal, quem conhece as regras de seguranças e da parte técnica para executar”, alertou Felipe Vianelli, gerente de Operações do Sistema Elétrico da Cepisa.

Em casos de acidentes inesperados, o técnico falou que é preciso um pouco mais de atenção da população, ao perceber qualquer tipo de fio solto ou caído.

”Se alguém identificar algum cabo no solo, a primeira coisa a ser feita é tentar identificar que tipo de cabo é, tem que ligar imediatamente para a concessionária, porque a ocorrência chega a nossa distribuidora e cai para o nosso centro de operação como grau zero de prioridade. E a pessoa no local, por ajudar para que ninguém chegue perto até a chegada das equipes”, explicou.

Dicas com objetos elétricos dentro de casa

Liquididicador, secador de cabelo, ventilador e até carregador de celular são aparelhos pequenos, mas com um grau de perigo também considerável e que pode levar a consequências maiores. Especialistas relatam que o ato de ligar e desligar o aparelho é o meio mais comum em casos de choques elétricos.

“Os benjamins só devem ser usados para pouco tempo de uso e muito cuidado, só devem usar aqueles com selo do Inmetro. O secador, por exemplo, normalmente as pessoas costumam usar ainda no pós-banho, em um ambiente úmido, que é o banheiro, e ele tem uma alta potência. Então, o risco é muito grande”, explicou o pró-técnico da Cepisa, Gilvan Monteiro.

Primeiros Socorros

Aprenda a socorrer uma pessoa vítima de choque elétrico

Aprenda a socorrer uma pessoa vítima de choque elétrico

O Samu informou que somente este ano, 40 chamadas foram feita em casos de choques elétricos e 20% dos casos envolvem crianças. Profissionais da saúde explicam o que fazer nos primeiros socorros.

“A pessoa vítima de choque elétrico, o ideal é que ela faça uma sequência de eventos para tentar minimizar o problemas que possa aparecer. O primeiro passo é desconectar a pessoa do local onde produziu o choque elétrico, numa casa, por exemplo, deve desligar a chave geral. Se isso no for possível, é preciso que afaste a pessoa da área afetada, mas de forma indiretamente. Nunca tocar em alguém que está sofrendo o choque, deve procurar objetos mal condutores de energia, algum produto emborrachado, pedaço de madeira, claro, náo úmida e nem molhada. Logo em seguida ligar para o 192”, esclareceu José Ivaldo, diretor médico do Samu.

Em caso de demora no atendimento de saúde móvel, profissionais informam que deve ser feito uma sequência de atendimentos, como checar se a vítima está tendo parada cardiorespiratoria e se estiver, imediatamente iniciar compressões torácicas, com a pessoa deita em uma superfície rígida e fazer 100 compressões por minuto ou até a chegada do socorro.

FONTE: G1

Comentários

Artigos relacionados

Fechar