DestaqueNoticiasRegião

Ministério Público recomenda paralisação de obras na Catedral de Picos

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) recomendou ao bispo da Diocese de Picos,  Dom Plínio José Luz da Silva, atendendo à supremacia do interesse público, que “proceda a paralisação de toda e qualquer obra que estiver realizando na Igreja Nossa Senhora dos Remédios”  no município.

De acordo com o documento, a decisão considerou a “necessidade de interromper qualquer obra ou serviço na Igreja Catedral Nossa Senhora dos Remédios até que sejam adotadas providências cabíveis de modo a preservar a identidade cultural da igreja”.

A suspensão das obras deve ocorrer até que seja constatada o respeito à lei municipal nº 2866/2017. Além disso, a obra só poderá ter continuidade desde que não apresente riscos à originalidade arquitetônica da igreja.

A recomendação, publicada nesta terça (24), solicita que essa paralisação ocorra no prazo de 24 horas, a contar do momento da publicação. “Esgotado o prazo mencionado acima, o destinatário deverá informar a esta Promotoria de Justiça acerca do cumprimento desta Recomendação”, destacou o MPPI na decisão.

Na decisão, a Promotora de Justiça  titular de Fronteiras-PI, Karina Araruna Xavier, ressaltou que se faz “impositivo constar que a presente recomendação não esgota a atuação do Ministério Público do Estado do Piauí sobre o tema, não excluindo futuras recomendações ou outras iniciativas com relação aos agentes supramencionados”.

Repercussão

O caso envolvendo a retirada do piso da catedral de Picos gerou repercussão nesta semana, quando chegou ao conhecimento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

Representantes do CAU iniciaram uma fiscalização no local e acionaram o MPPI. Em entrevista ao Cidadeverde.com, na última segunda (22), o presidente do CAU, Wellington Camarço, disse que o piso é de ladrilho hidráulico e possui um valor histórico.

Além do piso, que será substituído por granito, o presidente relatou que os vitrais da igreja também estão sendo retirados.  O CAU também informou que a Catedral de Picos começou a ser construída em 1948, com término da obra em 1968. Entre as maiores do Nordeste, a arquitetura possui estilo gótico.

Cidadeverde.com tenta contato com o bispo Dom Plínio e está com o espaço aberto para posicionamento.

FONTE: Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Fechar