DestaqueNoticiasRegião

Exército intensifica fiscalização da operação carro-pipa para evitar desperdício de água no Piauí

m Paulistana, a 450 km de Teresina, mais de seis mil pessoas são beneficiadas com o programa.

O Exército Brasileiro intensificou a fiscalização da operação carro-pipa para evitar desperdício de água nos municípios atingidos pelas irregularidades das chuvas. Em Paulistana, a 450 km de Teresina, mais de seis mil pessoas são beneficiadas com o programa.

“Nós intensificamos as fiscalizações em Paulistana. Com relação às irregularidades, assim que comprovamos alguma abriremos uma sindicância para apurar”, explicou o comandante do 3º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC), tenente-coronel Freire.

No município, 180 pipeiros são credenciados, mas apenas 22 atuam na distribuição de água. A escolha é feita através de sorteio e com rodízio. Desde ano passado, a operação passou a ser coordenada pelo 3º BEC de Picos.

Exército intensifica fiscalização na operação carro-pipa — Foto: Reprodução/TV ClubeExército intensifica fiscalização na operação carro-pipa — Foto: Reprodução/TV Clube

Exército intensifica fiscalização na operação carro-pipa — Foto: Reprodução/TV Clube

Além de Paulistana, Jacobina do Piauí e Itainópolis também são beneficiados com o abastecimento de água portável. O controle é feito pelos militares.

“Quando chega o período de abastecimento, nós verificamos a cisterna, se a distribuição foi feita e água limpa. Também orientamos os moradores para não consumir a água da chuva”, explicou o sargento Walmar, fiscalização do Exército.

A família do Valdemar Baldino Luz tem uma vez por mês a cisterna abastecida. O reservatório para 12 mil litros é um ponto de abastecimento para 15 pessoas que moraram próximo.

“A gente usa mesmo para beber e cozinhar. Para lavar roupa e banhar, usamos a água da chuva conservada. Quando passa o período chuvoso, a gente vai procurar nos barreiros vizinhos”, explicou o agricultor, mostrando o cartão que utiliza para comprovar o abastecimento.

Na casa de Valdemar, não tem água encanada e o consumo é regrado. A água do subsolo é salgada e imprópria para o consumo. “A gente regra para não ter o desperdício”, explicou a agricultora Francisca Maria do Nascimento.

FONTE: G1

Comentários

Artigos relacionados

Fechar