DestaqueGeralNoticias

Superintendente do Hospital Universitário diz que nova cepa da Covid já está no Piauí

A nova variante que sofreu mutação de Sars-CoV-2 é, segundo os cientistas, até 70% mais transmissível do que cepas anteriores detectadas. 

O superintendente do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí, Paulo Márcio, afirmou que uma nova cepa do coronavírus já está no Piauí.

A questão já havia sido levantada com o anúncio do envio de 30 pacientes com Covid-19 de Manaus (AM) e que seriam internado no HU, em Teresina, pela crise enfrentada no Amazonas com a falta de cilindros de oxigênio.

Paulo Márcio
Paulo Márcio 

“Essa cepa já está aqui em Teresina. No Parque Piauí, no Promorar, no bela Vista, no Mocambinho, no Bela Vista, na cidade inteira, porque ela já está no país inteiro. Essa cepa não chegou no Amazona porque foi levada por aviões da FAB, não chegou na Europa porque foi levada, ela entrou pelas vias normais, pelo aeroporto de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Teresina, pela Rodoviária Lucídio Portela. Ela entrou normalmente, aqui no Piauí já tem ela circulando”, disse ele em entrevista à TV Meio Norte.

“Não foi porque tem essa cepa no Amazonas que a situação ficou como está, a organização dos serviços da saúde de lá falhou no planejamento e a população que baixou a guarda, que se expôs nas festas de final de ano. O que está acontecendo hoje, no dia 15 do mês, é fruto da infecção que teve no final do ano, quando a população se expôs a uma quantidade de vírus e baixou a sua guarda da sua proteção individual, isso é matemático”, completou.

Sobre a cepa
A nova variante que sofreu mutação de Sars-CoV-2 é, segundo os cientistas, até 70% mais transmissível do que cepas anteriores detectadas.

Genomas que possuem mutações semelhantes formam as cepas, linhagens ou variantes, que apesar de ter diferenças internas, continua sendo o SARS-CoV-2.

No Brasil, uma nova linhagem com cinco mutações foi identificada inicialmente no Rio de Janeiro, o que causou preocupação pela sua capacidade de transmissão e a gravidade da infecção.

FONTE: 180 Graus

Comentários

Artigos relacionados

Fechar